“Contra a Parede” traz dilemas éticos do jornalismo

Filme mostra desafios que profissionais da imprensa encontram entre diversos interesses e a responsabilidade de informar a sociedade

Por Antonio Berndt

A ética no jornalismo é o foco principal do filme “Contra a Parede”. O personagem central, Cacá (Antônio Fagundes), se depara com um dilema entre suas crenças pessoais e sua atuação profissional, tendo que decidir se irá preservar a imparcialidade e a integridade ou se cederá às pressões externas que podem pôr em risco sua carreira e a própria democracia. A relação próxima de Cacá com os candidatos provoca reflexões sobre a capacidade de um jornalista em manter-se objetivo e imparcial quando há um envolvimento emocional com suas fontes.

“Conta a Parede” tem o enredo que explora a ética e a corrupção, situado alguns meses antes de nebulosas eleições presidenciais, em que os grandes partidos PMB e PG veem seu espaço reduzido para dar lugar a uma terceira alternativa. Não é complicado interpretar os sinais, assim como reconhecer o país retratado no filme como o Brasil contemporâneo. Uma significativa parcela da sociedade percebe a nação atolada na corrupção em todas as esferas, sem políticos dignos de confiança, um país em que nada parece funcionar.

A trama acompanha um jornalista em sua jornada em busca da verdade, confrontando-se com um intenso dilema entre suas responsabilidades profissionais e suas crenças pessoais. A história levanta questões relevantes sobre a manipulação de informações e os obstáculos que os profissionais da imprensa enfrentam diante de pressões externas e interesses políticos. A batalha do protagonista para preservar a ética jornalística espelha a realidade de diversos jornalistas no Brasil, especialmente em épocas de polarização e desinformação.

Esse ambiente transforma “Contra a Parede” em uma obra instigante e contemporânea, explorando questões de ética, poder e o papel do jornalismo em um período crucial para a democracia. A dificuldade entre o anseio por uma aposentadoria digna e a urgência de optar pelo bem coletivo cria um terreno fértil para a reflexão acerca da integridade profissional e as consequências de nossas escolhas.

Essa história pode também tocar o público, uma vez que muitos podem se ver refletidos nas batalhas internas que Cacá enfrenta, o que o transforma em um personagem intrigante e envolvente. Ademais, as questões abordadas no filme podem estimular debates sobre o papel dos meios de comunicação na moldagem da opinião pública e na dinâmica democrática.

Para finalizar, “Contra a Parede” traz um convite à reflexão sobre a integridade e a responsabilidade no jornalismo, especialmente num contexto político altamente polarizado e em tempos de desinformação. A trama de Cacá Viana nos lembra que a credibilidade do jornalismo é um pilar da democracia e que as decisões éticas dos jornalistas podem ter um impacto profundo não só nas suas carreiras, mas também na sociedade como um todo.

Personagem de Antônio Fagundes simboliza presença do jornalismo no cotidiano             Foto: Divulgação

Ficha técnica:

Gênero: Drama

Direção: Paulo Pons

Produção: Antônio Fagundes

Narração: Marília Gabriela

Elenco: Antônio Fagundes, Caio Blat, Edson Celulari, Emilio de Mello, Marcos Caruso, Adriana Bengonzi, Alexandra Martins, Amanda Costa, Brenda Ligia, Bruno Fagundes, Caco Ciocler, Clarissa Drebtchinsky, Clarisse Abujamra, Flávia Damiani, Ilana Kaplan, Marcio Ferraz e Paulo Ernesto

Música: Paulo Pons e Bernardo Adeodato

Cinematografia: Thiago Lima Silva