Programa Orquestra Jovem do Sesc com inscrições abertas até dia 9 de outubro

Pelotas foi a cidade escolhida como sede de projeto que busca estimular o desenvolvimento artístico de adolescentes

Por Fernanda Farinha

Chance com bolsas para cursos de contrabaixo, viola, violino e violoncelo     Foto: Divulgação/@paulorossifoto

O programa Orquestra Jovem do Sesc é uma inovação no Rio Grande do Sul, sendo o primeiro projeto de orquestra voltado para adolescentes no Estado. As inscrições vão até o dia 9 de outubro, para jovens entre 15 a 18 anos, através do site, o programa também oferecerá bolsas de estudos para alunos selecionados.

Nacionalmente, o Sesc é pioneiro nesse tipo de projeto, a instituição forma bandas de música e orquestra desde 2004. Atualmente, as orquestras jovens do Sesc estão presentes em diversos estados do país, e agora também no Rio Grande do Sul.

O Festival Internacional Sesc de Música, realizado em Pelotas, tradicionalmente recebe membros das orquestras jovens. Segundo Luciana Stello, gerente de Cultura do Sesc/RS, a possibilidade de trazer esse programa para o sul foi vista durante as suas realizações. “Presenciamos, de perto, como este projeto tem o potencial de transformar vidas através da música e da inclusão social. Então, ter essa iniciativa também em prática no Rio Grande do Sul era um sonho pensado já há algum tempo, que estamos concretizando neste ano,” contou. As aulas serão realizadas na Unidade do Sesc de Pelotas, a cidade foi escolhida como sede do projeto pela sua vocação para música e pelo sucesso que o Festival Internacional faz no município.

Os jovens poderão escolher entre os cursos de contrabaixo, viola, violino e violoncelo. As aulas serão realizadas presencialmente em três dias da semana e iniciam em janeiro de 2025. Uma novidade é a oferta de bolsas de estudos, um fato inédito entre as orquestras jovens do Sesc no Brasil. Luciana ressalta a importância dessa ajuda financeira para os alunos: “Partiu de nosso entendimento, no Sesc/RS, da necessidade de valorizar esses jovens alunos e evitar a evasão do curso entre participantes que, por motivos socioeconômicos, teriam que migrar para o mercado de trabalho e ficariam sem tempo para a formação”. Além da bolsa no valor de 600 reais, os estudantes também terão custeados o transporte e o lanche, permitindo com que se dediquem à formação e ao desenvolvimento do seu talento.

A música clássica e as orquestras ainda são, de certa forma, vistas como inacessíveis para muitos públicos. Projetos como os do Sesc têm um papel muito importante na popularização dessa arte. Luciana evidencia que a Orquestra Jovem do Sesc busca tornar a música de concerto acessível a todas as camadas da sociedade, no lugar de deixá-la erroneamente atrelada à elite, tendo em conta seus instrumentos e formações de alto custo. A formação de uma Orquestra Jovem, soma-se às inúmeras contribuições do Festival Sesc de Música à comunidade pelotense, um legado que colabora com a democratização da música de concerto.

PRIMEIRA PÁGINA