Vitor Ramil lança quinta single “Amar Você”

O cantor e compositor de Pelotas anuncia também o novo álbum “Mantra Concreto” em homenagem ao poeta Paulo Leminski    

 

 

          Vitor Ramil celebra autor curitibano com música na web     Foto: Marcelo Soares/Divulgação

 

Nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, será lançada na internet a música “Amar você”, single que anuncia o novo álbum de Vitor Ramil, “Mantra Concreto”. Este novo trabalho será inteiramente dedicado à poesia do curitibano Paulo Leminski (1944/1989), que completaria 80 anos em 24 de agosto deste ano.

Sozinho ou em parceria, Leminski compôs mais de cem canções. Sua vida é contada no livro “Paulo Leminski – o bandido que sabia latim” (Tordesilhas, 2022), escrito pelo jornalista Toninho Vaz. Quanto à poesia, seus versos eram eruditos e populares. Ao todo, a produção de Leminski compreende oito livros de poesia: “Quarenta clics em Curitiba” (1976), “Não fosse isso e era menos não fosse tanto e era quase” (1980), “Polonaises” (1980), “Caprichos & relaxos” (1983), “Distraídos venceremos” (1987), “La vie en close” (1991), “Winterverno” (1994) e “O ex-estranho” (1996). Desses, os três últimos são póstumos. Em 2013, a Companhia das Letras reuniu os oito livros em um só: “Toda poesia”, que já vendeu o número expressivo de 170 mil exemplares.

Um dos marcos da carreira de Leminski foi o trabalho em parceria nos anos 1980 com o cantor e compositor Guilherme Arantes assinando a trilha sonora do programa especial de TV Pirlimpimpim 2 (1984). Juntos, os dois compuseram nove músicas, entre as quais “Xixi nas estrelas” e “Tomamos vinhos maravilhosos e tivemos papos delirantes”. Guilherme Arantes, por sinal, vai apresentar o show “Intimista”, no dia 18 de outubro, no Theatro Guarany, em Pelotas.

Outro trabalho conjunto de Leminski foi com o cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor, que deu título ao segundo álbum solo, de 1981, com a música “Valeu” do poeta. A performance do cantor de “Se houver céu” foi uma das prediletas de Leminski. Paulinho participou do Festival Paulo Leminski, que aconteceu no dia 24 de agosto, em Curitiba. Vitor Ramil, Arnaldo Antunes, e Zeca Baleiro estavam entre os convidados. A filha de Leminski e da poetiza Alice Ruiz, Estrela Ruiz Leminski, também participou. Em 2014, ela gravou o álbum duplo “Leminskanções”, que resgata 25 canções do repertório do pai – tanto músicas solo, como “Verdura”, gravada por Caetano Veloso no LP “Outras palavras” (1981), quanto parcerias, como “Oxalá”, composta e gravada por Moraes Moreira no “Pintando o oito” (1983).

 

Ramil toca violões e canta com parcerias de André Gomes, Edu Martins e Alexandre Fonseca     Foto: Marcelo Soares

 

“Amar Você é Coisa de Minutos”

O início de um dos melhores e mais conhecidos poemas de Paulo Leminski, “Amar você é coisa de minutos” ganhou música de Vitor Ramil e transformou-se na canção “Amar Você”.  Os versos de devoção e entrega à mulher amada ganharam leveza e lirismo na melodia de Vitor Ramil, e a performance de André Gomes no sitar acentua a espiritualidade no arranjo. Ramil toca violões e canta, acompanhado por Edu Martins (synth bass) e Alexandre Fonseca (bateria, tablas, percussão e programação).

Com lançamento previsto para o dia 10 de outubro (Satolep Music), o álbum “Mantra Concreto” nasceu no período da pandemia, em 2021.  “Justamente por estar isolado em casa, fui contaminado pela poesia de Paulo Leminski. Certo dia, enquanto lia o poema ‘Sujeito Indireto’, passei a mão no violão e minha imunidade baixou. ‘Quem dera eu achasse um jeito, de fazer tudo perfeito’ logo virou canção. Nos dias subsequentes a cena se repetiu com outros poemas. Em três semanas, treze poemas, treze canções”, lembra Vitor Ramil.

A produção do single “Amar você” e do álbum “Mantra Concreto” é de Vitor Ramil, Alexandre Fonseca e Edu Martins, com gravação de Lauro Maia, mixagem de Moogie Canazio e masterização de André Dias. As capas do single e o do álbum são criações do designer Felipe Taborda.

Ouça o single neste link a partir de quinta, dia 26 de setembro. 

 

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments