Aléxia Porto: jovem escritora conquista milhares de seguidores e encanta leitores com sua arte

Natural da cidade de Capão do Leão, autora começou seu trabalho criativo já na infância

Por Vanessa Oliveira e Lidiane Lopes

Espinhos

O seu problema é que

Você se contenta com espinhos

Desde que se conhece por gente.

Então, quando alguém lhe apresenta uma flor

Você recusa.

Por não saber receber o amor sem sentir dor.

– Isso chega ser desumano consigo mesmo.

Uma das poesias de Aléxia Porto, jovem escritora natural de Capão do Leão, ilustra a profundidade e a sensibilidade de sua obra. Com apenas 18 anos, Aléxia já se destaca no cenário artístico nacional. Desde pequena, sua trajetória já indicava que seguiria o caminho das artes. “Com apenas oito anos de idade já escrevia minhas primeiras histórias e sempre tive apreço pela arte”, conta.

Aléxia lançou recentecente seu livro na livraria Feito de Letras, em Pelotas         Foto: Reprodução/TikTok

Seu trabalho recém-lançado, “O que os pássaros me contaram”, é um livro de poesia que mostra o lado sensível e emocional das quatro estações do amor. Paixão, amor, perda e cura. A obra é dividida em quatro capítulos, e cada um ganha o nome de uma estação. Primavera, verão, outono e inverno. Mostrando cada episódio do amor ao processo de cura e libertação. É um livro que trata dos processos dolorosos e do recomeço de uma nova etapa. Cada estação com suas características, cores e amores. Mostrando que toda fase deve ser aproveitada e que, no final de tudo, sempre existe um recomeço e que o amor é a melhor opção.

Além de escritora, Aléxia também participou de projetos como atriz, incluindo a produção de um curta-metragem com um amigo da família, e destacou-se em concursos de poesia e shows de talentos na escola.

Em 2021, ela deu um passo significativo ao oficializar sua paixão pela escrita. Criou a página no Instagram @vivendo_escrita e publicou seu primeiro poema no TikTok @_alexiaporto intitulado, “Não se apaixone por artistas”. O poema rapidamente viralizou, conquistando milhares de pessoas que, assim como ela, têm uma forte conexão com a arte. Atualmente, seu perfil no TikTok já soma mais de 100 mil seguidores, espalhando sua poesia por todo o Brasil.

Aléxia tem ampliado sua atuação não apenas no mundo digital, mas também fisicamente. Seus poemas já foram recitados em saraus no Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo, além de integrarem projetos em escolas e faculdades. “A poesia sempre esteve em mim, e eu a utilizo como forma de expressão para me entender melhor e mostrar quem eu realmente sou”, reflete a jovem escritora.

Em 2023, a trajetória de Aléxia foi reconhecida pela prefeitura de Capão do Leão, que a homenageou com a comenda Florisbelo Garcia. No mesmo ano, ela participou da Feira do Livro de sua cidade, quando compartilhou suas experiências com alunos de escolas locais. A jovem escritora também lançou seu livro, “O Que os Pássaros Me Contaram”, na Livraria Feito de Letras, em Pelotas. “Foi uma tarde muito especial, onde pude me conectar com várias pessoas e partilhar o que mais amo: a arte”, lembra.

Aléxia ainda teve a oportunidade de conhecer pessoalmente Fabrício Carpinejar, um de seus escritores favoritos, durante uma palestra. “Foi um momento incrível. Conversamos sobre arte, e entreguei a ele um exemplar do meu livro”, relata.

Novos projetos e reflexões

Aléxia Porto já está em processo de escrita de seu próximo livro, revelando que a arte de escrever continua a ser uma forma de autodescoberta e maturidade. Para ela, seu livro “O que os pássaros me contaram” representa um marco importante e de crescimento pessoal.

“Espero que, ao lerem meu livro, os leitores percebam a maturidade adquirida entre os versos e que consigam lidar com os ciclos e as fases da vida. Que cresçam com cada etapa e aceitem a vulnerabilidade. Que entendam que a maturidade não é sinônimo de emoção ou fraqueza; ser vulnerável é sinal de força”, reflete Aléxia.

Ela deseja que seu livro não apenas inspire, mas também acolha seus leitores. “Espero que este livro abrace a cada um deles, assim como eu fui abraçada durante o processo de escrita. Que, ao longo dos versos, eles possam crescer e se conhecer, da mesma forma como eu amadureci enquanto escrevia cada palavra.”

Com uma carreira promissora à sua frente, Aléxia Porto continua a inspirar e encantar com sua poesia, mostrando que a arte não tem idade nem fronteiras.

Para os interessados em conhecer mais de perto o trabalho de Aléxia Porto, seu livro “O que os pássaros me contaram” está disponível para compra no site da sua editora. Basta acessar drafteditora.com.br. Além disso, a obra também pode ser adquirida pela Amazon, onde o ebook está disponível, acessando este link.

Conecte-se com Aléxia Porto

Além do livro, os leitores podem acompanhar Aléxia e seu trabalho artístico pelas redes sociais. No Instagram, ela compartilha seus pensamentos e poesias na página @vivendo_escrita, e no Tiktok, seus vídeos poéticos podem ser encontrados no perfil @_alexiaporto.  Em ambas as plataformas, ela interage com seus seguidores, compartilhando seu amor pela poesia e a arte.

Conheça um pouco mais da escritora e seus pensamentos neste vídeo do YouTube:

PRIMEIRA PÁGINA