Chegada da Chama Crioula marca início dos Festejos Farroupilhas em Canguçu

Programação teve início no dia 8 de setembro e prossegue até dia 22

Por Amanda Leitzke e Chaiane Römer

Prefeito de Canguçu, Marcus Pegoraro, recebendo a Chama Crioula   Fotos: Otávio Lopes

No domingo, dia 8 de setembro, a cidade de Canguçu recebeu a Chama Crioula, trazida pelo piquete O Vanguardeiro. Este evento deu início aos festejos farroupilhas no município, que se estenderão até o dia 22 de setembro. Durante a tarde, a programação incluiu uma ronda de integração no Ginásio Municipal e um show com o Capitão Faustino.

A festividade deste ano será prolongada por quase um mês, o que reflete a grande importância e o envolvimento da comunidade local. A coordenadora do Departamento de Cultura, Lizane Ledebuhr, explica que a tradição dos festejos em Canguçu vai além da típica “Semana Farroupilha”. “Normalmente, associamos a Semana Farroupilha a uma semana de eventos, mas a nossa programação se estende por mais de 15 dias. Por isso, passamos a chamar de Festejos Farroupilhas. Contamos com a participação ativa dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e das escolas, que promovem uma ronda a cada dia para garantir a integração entre todos os participantes.”

Piquete O Vanguardeiro trazendo a Chama Crioula para Canguçu no dia 8 de setembro

O tema dos festejos deste ano é o centenário de nascimento do poeta regionalista Jayme Caetano Braun (1924-1999). O patrono estadual é o violonista, cantor e compositor de música nativista Pedro Ortaça. Em Canguçu, a homenageada é Janeti Terezinha Cardoso Vargas. Lizane Ledebuhr revela que a escolha de Janeti foi unânime. “Durante uma reunião com patrões e entidades, surgiram dois nomes, além de um indicado pela Câmara de Vereadores. Após votação, a professora Janeti foi escolhida por seu papel significativo no CTG e na cultura tradicionalista, sendo também a primeira prenda do Rio Grande do Sul.”

A programação dos festejos inclui rondas estudantis e eventos nos CTGs ao longo do mês, com grande importância para a preservação da cultura tradicionalista. O professor e membro do Departamento de Cultura, Giales Raí Rutz, ressalta a relevância dessa participação. “O principal objetivo é manter viva a cultura tradicionalista, envolvendo tanto as escolas quanto os CTGs. As escolas são fundamentais para introduzir a cultura gaúcha desde a infância, e essa conexão com os CTGs permite que as crianças cresçam imersas na tradição.”

Há dois anos, Canguçu viveu um dos momentos mais marcantes da cidade com a 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, realizada nos dias 12 e 13 de agosto de 2022. O evento, organizado pela 21ª Região Tradicionalista e pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), marcou o início dos festejos farroupilhas no Rio Grande do Sul. O professor e também membro do Departamento de Cultura, Andrio Aguiar, recorda o impacto desse evento: “Foi um marco histórico para Canguçu. A cidade teve a oportunidade de sediar a geração e distribuição da chama, algo que a comunidade não conhecia até então. O evento trouxe uma enorme visibilidade para Canguçu, atraindo delegações de todo o Estado, do País e até do exterior. A recepção calorosa da população e a participação ativa das escolas foram cruciais para o sucesso do evento.”

Os festejos farroupilhas de 2024 estão apenas começando em Canguçu. Com uma programação rica em atrações e atividades, o evento promete manter viva a chama do tradicionalismo e o entusiasmo da comunidade canguçuense até o final do mês.

Confira a programação completa divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura de Canguçu:

PRIMEIRA PÁGINA