Grupo promove evento com várias atividades para incentivar literatura e lançar seu novo livro “Poção Literária”
Por Enzzo Lopes Rodrigues
O Coletivo de Autores de Pelotas (CAP) começou em fevereiro de 2019, a partir de uma conversa informal entre amigos sobre dicas de como publicar um livro. Desde então, foram organizados outros encontros e foi decidido criar um grupo de escritores nascidos ou radicados na cidade de Pelotas, com o objetivo principal de fazer ações para promover a literatura. O grupo já realizou mais de 100 atividades e, atualmente, conta com 20 membros.
Em outubro, o coletivo vai realizar o evento Festim de Primavera, quando irá lançar o livro infantil “Poção Literária”. A promoção seria realizada no começo do ano, mas precisou ser adiada devido às enchentes que ocorreram no Estado. Com duração de três dias, terá como tema o resgate da criança que existe em cada um de nós e que, com o passar dos tempos, acaba sendo retraída devido às dificuldades da vida adulta.
“A gente quer que as pessoas entendam que qualquer um tem potencial para escrever, gostando e se dedicando. Algumas pessoas escrevem melhor que as outras, mas aquele que escreve mais ou menos e que realmente se dedicar, se interessar, vai melhorar. Então, qualquer pessoa tem potencial,” diz a escritora e jornalista Joice Lima, integrante do grupo.
Com isso em mente, o coletivo realiza uma série de atividades. Uma delas é o “Tá lendo o quê?”, um encontro que acontece mensalmente em cafés, onde as pessoas compartilham o que estão lendo e suas impressões sobre o livro, podendo assim despertar o interesse de outras pessoas pela mesma leitura. Ao fim, ocorre um sarau, quando quem quiser pode compartilhar um trecho do livro que considere interessante.
O coletivo tem uma parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Pelotas (Secult). “Eu sou servidora pública da Secult. Trabalho no (Teatro) Sete de Abril e também sou coordenadora dos pontos de leitura da Secretaria, que foram criados no ano passado. Pontos de leitura Secult e Dunas. […] Então acabou que eu propus para o grupo, todo mundo aceitou e a gente fez uma parceria”, explica Joice, autora de quatro romances. Assim, os escritores do coletivo participam de atividades nos pontos de leitura. A parceria também inclui oficinas de escrita mensais.
Confira a programação completa do Festim da Primavera:
11/10/2024 – Sexta-Feira
- Das 16h às 18h – Sarau Literário na Associação Comunitária Quilombola do Alto do Caixão (localizada na Colônia Santo Antônio, acesso pela Estrada Principal do 7° Distrito Quilombo, zona rural de Pelotas).
12/10/2024 – Sábado
- Das 10h às 14h – Feira Itinerante #EuLeioPelotas no Mercado das Pulgas (Largo Edmar Fetter – Mercado Central).
- Das 15h às 17h – Caminho das Cores (Secretária de Cultura – Pr. Cel Pedro Osório, 2).
- Das 17h30 às 19h30 – Lançamento do “Poção Literária – Histórias e poemas para despertar o prazer da leitura”, edição de estreia do Coletrinhas – Caderno Literário Infantil 1. (Secretária de Cultura – Pr. Cel Pedro Osório, 2).
- 22h – De luz e sombras: “Uma imersão de três horas em escrita criativa, a partir de exercícios e provocações de três ministrantes, baseado no conceito de luz e sombra, seja para despertar a luz da criança adormecida em nós ou para explorar nosso lado mais assustador”. Inscrições antecipadas. (Theatro Sete de Abril – Pr. Cel. Pedro Osório, 152).
13/10/2024 – Domingo
- CAPela enCena – apresentação de esquete teatral inspirada na Parábola do Filho Pródigo, por atores do Studio Atores de Pelotas e participação especial de Luis Kurz, escritor do CAP.
O grupo já lançou dois livros, o “Aguaceiro” e o “Espaços de vida: escritas de um coletivo”, que podem ser adquiridos diretamente com os autores, no Mercado das Pulgas, do qual o coletivo participa uma vez ao mês, ou no Sebo Icária (rua Tiradentes 2609, Pelotas). Além disso, realiza uma série de outras atividades abertas ao público, todas com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita, que podem ser acompanhadas pelo Instagram, @euleiopelotas, em que também podem ser encontradas mais informações sobre a programação do Festim de Primavera.
COMENTÁRIOS
Você precisa fazer login para comentar.