Escritora promove oficina on-line de escrita criativa

A professora Patrícia Silveira realiza “Projeto Livro”, que ocorre na internet a partir desta semana

Por Victória Silva

Nesta terça-feira, dia 16 de julho, a dramaturga, escritora e professora Patrícia Silveira dá início à oficina on-line de escrita criativa “Projeto Livro”. Vencedora da categoria principal do Prêmio Açorianos de Literatura 2023, “Livro do Ano”, e da categoria “Dramaturgia”, com a coletânea de quinze textos teatrais “Liberdade”, a autora propõe um espaço para compartilhar conhecimentos, inspirações e técnicas com aqueles que desejam transformar suas ideias em palavras. O curso, que ocorre de julho a setembro, é voltado tanto para iniciantes quanto para autores que já publicaram.

Patrícia conquistou dois prêmios na cerimônia do Prêmio Açorianos de Literatura 2023: “Livro do Ano” e “Dramaturgia” por “Liberdade”       Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com especialização em Escrita Criativa, Patrícia é uma escritora versátil. Transitando entre a literatura, principalmente a poesia, e o teatro, ela é autora dos livros “Caminho para Luamar” (Editora Patuá), “Em um tempo aberto”, “Camille no exílio” (ambos publicados pela EdiPUCRS), “Estranhas ficções de tempo, morte e utopia” (Editora Buqui) e “Liberdade” (Concha Editora). Este último é resultado de um trabalho em conjunto do Coletivo As DramaturgAs, do qual Patrícia é colaboradora e idealizadora.

Na coletânea “Liberdade”, ela assina o texto dramatúrgico “Galeria Cassandra”, que mergulha na fonte da mitologia grega e da literatura ocidental, trazendo uma nova interpretação de figuras femininas icônicas das tragédias teatrais. Os outros textos são escritos pelas integrantes do coletivo, que atualmente conta com 15 membros.

Patrícia traz sua experiência no mercado literário para a oficina              Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A oficina “Projeto Livro” abordará desde a criação da narrativa e da sinopse até a escolha do título e o processo de publicação. As aulas, em formato virtual, serão ministradas de forma interativa, desenvolvendo exercícios práticos e discussões em grupo, além de muita leitura. Serão oito sessões ao vivo, com encontros semanais de duas horas, toda terça-feira, às 19h, pelo Google Meet. O curso começa nesta terça-feira, 16 de julho, e terminará na terça-feira, 3 de setembro.

“Eu vejo que a minha paixão é o processo de criação, é pensar caminhos para o trabalho de escrita. Sempre me voltei para isso”, compartilhou Patrícia. “É um trabalho, às vezes, muito solitário”.

Foi pensando nisso que surgiu a oficina, visando promover essa troca de experiências. “Poder estar com pessoas que estão voltadas para isso, enriquece muito o nosso universo, poder pensar em outras formas, outros exemplos, outras referências”, disse Patrícia. “Vou falar o que é pesquisa em arte, como que uma pessoa que escreve se organiza. Tudo isso eu vou expor de forma bem livre, trazendo espaço para a subjetividade, porque a arte trabalha com questões subjetivas”.

As inscrições são realizadas através da plataforma Sympla, com número de vagas limitado. O custo para participar da oficina é de R$ 680,00. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo perfil da escritora no Instagram

PRIMEIRA PÁGINA