Evento cultural para ajudar comunidades atingidas pela enchente em Pelotas neste sábado

O “Solidariedade na Rua” acontece na Praça Coronel Osório no dia 8 de junho com música, oficinas, venda de alimentos e feira de adoção de animais

Para amenizar as graves dificuldades por que passam aqueles atingidos pela enchente, o movimento Solidariedade na Rua, fomentado por sindicatos e movimentos sociais, promove um evento cultural neste sábado, dia 8 de junho, em Pelotas. Contará com atrações musicais, oficinas, atividades, feira de adoção de animais e banquinhas para exposição e venda de itens, como livros, alimentação e bebidas. Toda a renda dos itens comercializados será revertida para as ações em apoio às pessoas atingidas. O evento ocorre na Praça Coronel Pedro Osório, com início às 10h e final previsto para às 17h.

Hellena Vieira, uma das organizadoras, diz que a ideia é a fortalecer as ações solidárias. “A gente lançou esse evento para dar visibilidade e mostrar o trabalho da sociedade civil organizada, dos sindicatos, dos movimentos sociais, dos coletivos e partidos”, explica. A organizadora destaca, ainda, a importância da busca por recursos. “Apesar de as coisas, aos poucos, estarem voltando ao normal, as pessoas que foram atingidas vão demorar um tempo para se restabelecerem e a gente vai precisar tanto de fundos, quanto de comida para auxiliar essas pessoas”, afirma.

Missão humanitária na Colônia Z-3 com união da Defesa Civil Municipal de Pelotas e Angra dos Reis/RJ                Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas

O evento tem apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), 8M Pelotas, Instituto Mario Alves (IMA) e Armazém do Campo. A arrecadação de fundos será feita a partir da venda de livros do IMA e de alimentos e bebidas doados e preparados por voluntários. Ao longo do dia, haverá uma banca para recebimento de doações de materiais de higiene pessoal, limpeza e ração para animais domésticos.

Hellena destaca a importância e as diferentes razões que levaram o movimento a promover o Solidariedade na Rua. “A gente está com essa expectativa de arrecadar mais fundos, além de ter um espaço para ajudar os animais a serem adotados e, no meio de tudo isso, promover essa ação cultural”, anuncia.

Mais detalhes do Solidariedade Pelotas estão sendo divulgados nas redes sociais no Instagram, no TikTok  e no Facebook

PRIMEIRA PÁGINA