Artistas gaúchos se mobilizam para enfrentar efeitos das enchentes

Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões, Associação dos Músicos e Casa do Artista Riograndense fazem campanhas     

Além das milhares de pessoas que terão de reconstruir suas casas, histórias e vidas, várias instituições culturais do Estado, que buscam justamente resguardar o passado e as identidades da coletividade, estão sofrendo com os danos causados pela enchente. É o que acontece em Porto Alegre, com o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, que teve de realizar uma operação para garantir a segurança das obras do seu acervo, e a Casa de Cultura Mário Quintana, uma referência para a exibição de filmes de arte, que teve avarias com as inundações nas suas salas de cinema. Também os artistas estão sofrendo diretamente. Para tentar amenizar a gravidade do momento vivido, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões, a Associação dos Músicos e a Casa do Artista Riograndense lançaram propostas voltadas ao setor.

Representativo do que enfrenta a área da produção artística, é o Circo Ronaldo D’Itália, que é o lar e o local de trabalho de um grupo de artistas. Ficou com toda a sua estrutura debaixo d’água, no bairro Mathias Velho, na cidade de Canoas, onde faria uma temporada de apresentações. Não só os artistas tiveram de refugiar em abrigos e casas de amigos, mas ainda o seu próprio público está sofrendo destes problemas.

 

Inundações começaram a atingir Casa de Cultura Mário Quintana no dia 3 de maio

 

A campanha Contrate um Artista foi iniciada pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Sated-RS). A proposta é que organizadores de eventos de outros estados trabalhem com artistas gaúchos enquanto a enchente e os seus efeitos prosseguirem, pois a maioria dos shows e espetáculos vem sendo cancelada na região.

O Sated está criando um cadastro no seu site para que os artistas do Rio Grande do Sul possam ser contatados por empresas de fora do Estado que queiram   participar da campanha. O sindicato também está angariando doações por Pix através da chave 90.747.635/0001-40 (CNPJ).

Está sendo promovida uma ação de solidariedade pela Associação de Músicos do Rio Grande do Sul (Assmurs). Os artistas que ainda conseguem dar prosseguimento à sua agenda de shows nacionais ou que, de alguma maneira, consigam se reinventar, estão sendo convidados a ajudar aqueles que passam por maiores dificuldades. Conforme a entidade, cerca de 30 mil músicos vivem no Estado.

A Casa do Artista Riograndense (Rua Anchieta 280, bairro Glória, em Porto Alegre) que oferece moradia para aqueles com idade avançada, está coletando doações de cestas básicas. Contatos podem ser feitos pelo Instagram.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments