Reality show promove competição entre novos talentos da moda americana
Por Thierri Cunha
Ao longo de 10 episódios, a segunda temporada de “Next In Fashion”, no serviço de streaming Netflix, teve comando dos apresentadores Tan France, designer de moda, e Gigi Hadid, modelo. É, num cenário de competição, que os 12 participantes da temporada foram colocados para lançar suas ideias e concorrer entre si por meio de provas com temas pré-designados.
Com o intuito de descobrir o mais novo nome do mundo da moda, os participantes têm suas criações avaliadas e julgadas por grandes personalidades do universo da moda, como Donatella Versace, Isabel Marant, Olivier Rousteing, Candice Swanepoel e Emma Chamberlain.
Embora possa parecer fácil, os 12 nomes selecionados já precisaram fazer looks que representassem a mãe-terra e que fossem feitos a partir de materiais reciclados. Deveriam remeter à infância em roupas que fossem usáveis no MET Gala, o mais importante evento solene do mundo da moda, comandado pela revista Vogue estadunidense.
Dentre os nomes competidores, é possível notar o melhor desenvolvimento ao longo dos episódios de Nigel, designer que tem como sua marca e assinatura o streetwear, roupas mais associadas ao bairro Brooklyn em Nova Iorque que é formado, em grande parte, pela população negra da cidade. O estilo é caracterizado por roupas largas, uso de jeans, sempre trazendo uma abordagem do lado urbano. O estilista, por sua vez, queridinho da temporada, desenvolve as peças com excelência, dentro das propostas apresentadas, mas sempre adaptando também para o seu estilo pessoal, adicionando uma camada de upcycling, outra tendência em ascensão no mundo da moda, que prevê o reaproveitamento das peças para a criação de novas.
Ao longo dos episódios, o programa vai tendo um desenrolar que prende o espectador de maneira que se sente sempre instigado a assistir o próximo capítulo. A linguagem também é de fácil acesso, sempre próxima do nosso dia a dia, com gírias e termos, principalmente para os ligados no mundo da moda, que já são reconhecidas e entendidas.
A série pode servir como uma excelente porta de entrada para os que gostam de moda, mas não sabem por onde começar, visto que, no desenvolvimento dos episódios, conseguimos entender melhor sobre conceitos, corte, costura, modelagem, olhar técnico e importância de manter-se fiel a si mesmo em termos de criação.
A trajetória do apresentador e designer de moda Tan France na mídia começou em “Queer Eye”, série também da Netflix. Junto de um time de outros apresentadores, eles são responsáveis por transformar a vida e rotina dos participantes selecionados. No programa, France é encarregado de ser o especialista em moda, assim como no reality show. O apresentador e estilista anglo-americano, de ascendência paquistanesa, conta com mais de 3,8 milhões de seguidores em seu perfil do Instagram e uma biografia publicada.
Já a modelo Gigi Hadid acumula mais de 78 milhões de seguidores em suas redes sociais e um currículo vasto de desfiles de moda feitos. Ela iniciou sua carreira cedo, aos dois anos de idade já estrelava campanhas da marca estadunidense Guess. Mas retornou às passarelas para valer em 2011. Desde então, desfilou para as grandes grifes, como Jean Paul Gaultier, Chanel, Versace, Balmain e Jacquemus.
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