Informações sobre o “trote”.

Prezados acadêmicos,

Solicito que todos leiam as informações e determinados da Reitoria da UFPel, abaixo divulgadas.

Quem infringir tais determinações  através do desenvolvimento de atividades e/ou atitudes estarão sujeitos as penalidades previstas.

Assim, solicito que todos primem pelo respeito e pelo desenvolvimento de atividades integrativas, construtivas e inclusivas, que contribuam para que o ingresso dos novos colegas na vida acadêmica seja algo agradável e incentivador.

Espero que todos entendam a importância de mostrarmos civilidade, respeito e educação, evitando situações constrangedoras e que denigram inclusive a imagem do Curso perante a comunidade universitária e a sociedade em geral.

Certo de poder contar com a colaboração de todos coloco o colegiado do curso a disposição para desenvolvermos juntos atividades para a integração dos novos alunos.

Prof. Paulo Grolli

Coordenador do Curso de Agronomia

NOTA DO REITOR DA UFPel:

Timbre

Universidade Federal de Pelotas

Reitoria Gabinete do Reitor

Memorando-Circular nº 10/2018/GR/REITORIA

Diretores de Unidades Acadêmicas e Coordenadores de Curso

Assunto: Determina a proibição de qualquer tipo de “trote desrespeitoso” aplicado aos estudantes ingressantes na Universidade

Prezados(as) Senhores(as),

Considerando:

– a necessidade de conter atitudes de constrangimento de qualquer natureza contra os estudantes ingressantes (calouros) na Universidade, expresso no Parecer 062/2007 da Procuradoria Jurídica desta Universidade;

– a Lei Municipal 5.897/2012, que proíbe o trote universitário em vias públicas no município de Pelotas e dá outras providências;

– o Memorando Circular GR/UFPEL nº 005/2017 que divulga a realização da Calourada como uma forma de recepção aos novos estudantes, no sentido de envolver a comunidade acadêmica com atividades construtivas e livres de violência física e simbólica;

– que qualquer ato de violência ou constrangimento cometido contra os estudantes ingressantes dentro do espaço institucional é de responsabilidade da Universidade; e

– o papel formativo, solidário e cidadão que a instituição superior pública deve ter.

Solicitamos às Unidades Acadêmicas que PROIBAM qualquer atitude que submeta os estudantes ingressantes na Universidade a condições constrangedoras, vexatórias ou que represente algum tipo de violência física ou simbólica e exposição a riscos.

Solicitamos também que incentivem os estudantes a realizarem atividades de integração e de acolhimento aos calouros que valorizem a diversidade, a civilidade, a cidadania e o sentido de pertencimento à Universidade Federal de Pelotas.
Atenciosamente,

Pedro Curi Hallal
Reitor

Publicado em 31/08/2018, na categoria Notícias.