Início do conteúdo
Progressão, Aceleração e Promoção de Docentes

O ingresso de servidores docentes ocorrerá sempre no nível 1 da Classe A. Dependendo da titulação apresentada, a denominação poderá ser: Auxiliar, se graduado ou especialista; Assistente A, se mestre; e Adjunto A, se doutor.

O desenvolvimento na carreira ocorrerá mediante progressão (passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe) e promoção (passagem do servidor de uma classe para outra subsequente).

As progressões são realizadas de ofício, ou seja, mensalmente as informações dos servidores que completam o interstício de 24 meses são relacionadas com os resultados da avaliação de desempenho (RAAD) dos dois anos anteriores. Havendo resultado favorável, a concessão gerará efeitos financeiros a contar da data de interstício. Dessa forma também ocorrem as Promoções para as Classes B: Assistente e C: Adjunto.

Já as promoções para as Classes D: Associado e E: Titular (para EBTT, DIV e Titular) devem ser requeridas pelo SEI à Seção de Desenvolvimento na Carreira dos Servidores (SDCS). Nesses casos, as solicitações devem ser realizadas, no mínimo, (30) trinta dias antes do término do interstício, pois é o prazo que a banca tem para realizar a análise da documentação. 

Ao término do período de Estágio Probatório, os servidores que tiverem o título de mestre devem solicitar Aceleração da Promoção para o nível 1 da Classe B: Assistente. Da mesma maneira, os docentes que tiverem o título de doutor devem solicitar Aceleração da Promoção para o nível 1 da Classe C: Adjunto. Para tanto, é necessário fazer a solicitação pelo SEI à SDCS,  juntando ao processo eletrônico cópia do diploma.

As condições para a obtenção da Promoção na Carreira do Magistério Superior são:

Para ser considerado apto, o docente deverá apresentar nota discente em ao menos um dos anos avaliados, bem como os seguintes resultados no RAAD:

A estruturação da carreira pode ser observada na ilustração a seguir:

A estruturação no caso da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) possui denominações diferentes, como pode ser observado na ilustração a seguir, porém apresenta também os requisitos de interstício de 24 meses e de resultado favorável em avaliação de desempenho.

Base de Conhecimento do SEI para alterações funcionais que necessitam de solicitação do servidor:
Aceleração da Promoção/Promoção por Titulação
Promoção Funcional com Banca

 

Fundamento Legal:

Lei nº 12.772/2012
Resolução CONSUN nº 64/2021 (Progressão/Promoção) – Em vigor desde 01/01/2022
Resolução nº 10/2015- CONSUN (Progressão/Promoção) – Em vigor até 31/12/2021

ANEXO à Resolução nº 10/2015 – Em vigor até 31/12/2021

Classe E – Titular: Resolução CONSUN nº 15/2014
Classe E – Titular: Resolução COCEPE nº 15/2014
Classe E – Titular: Alteração da Resolução CONSUN nº 15/2014

 

Dúvidas:

Favor encaminhar pelo Sistema de Atendimento da UFPel escolhendo como “área desejada” a opção “Gestão de Pessoas/Desenvolvimento de Pessoal” e para “tópico”, a opção “Progressão/Promoção Funcional – DOC”.