Linha 1. Saúde mental e coletiva, processo do trabalho, gestão e educação em enfermagem e saúde.

Ementa: compreende estudos sobre o trabalho em saúde e enfermagem e educação, implementação e avaliação de serviços, englobando as questões mais amplas do campo da saúde e suas interfaces com temas específicos, como saúde mental, saúde coletiva, processo de trabalho em Enfermagem e saúde, gestão e educação. Estudos de avaliação de ações, programas, serviços no interior das políticas públicas de saúde e das práticas sociais; monitoramento e avaliação de serviços de saúde. Promover estudos e pesquisas sobre as práticas em saúde mental, saúde coletiva, processo de trabalho nos serviços de saúde e educação, bem como seus referenciais teóricos, resgatando o individuo, sua família e a comunidade a qual integra.

Docentes: Adrize Rutz Porto, Ariane da Cruz Guedes, Clarice Alves Bonow, Janaína Quinzen Willrich, Luciane Prado Kantorski, Marta Regina Cezar-Vaz, Michele Mandagará de Oliveira, Valéria Cristina Christello Coimbra, Vanda Maria da Rosa Jardim.

 

Linha 2. Epidemiologia, práticas e cuidado na saúde e enfermagem.

Ementa: Investiga práticas de educação e saúde na complexidade do cuidado, considerando os aspectos epidemiológicos, biológicos, político-social e cultural, visando à sustentabilidade. Abrange estudos sobre a organização, gestão e avaliação de políticas e programas de saúde.   Investiga e desenvolve ações de promoção da cidadania e saúde, de forma integral e contínua, objetivando melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, famílias e comunidade. Compreende estudos epidemiológicos, práticas e cuidado na saúde e na enfermagem, no sistema familiar em contexto rural e urbano.

Docentes: Alitéia Santiago Dilélio, Bruno Pereira Nunes, Celmira Lange, Christian Loret de Mola Zanatti, Eda Schwartz, Elaine Thumé, Juliana Graciela Vestena Zillmer, Luiz Augusto Facchini, Marilu Correa Soares, Rita Maria Heck, Rosa Lía Barbieri, Rosani Manfrin Muniz, Sonia Maria Könzgen Meincke, Stefanie Griebeler Oliveira, Suele Manjourany Silva Duro, Viviane Marten Milbrath.