Na última semana a equipe do projeto “Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura no Arco da Fronteira Sul” visitou a vinícola Peruzzo, localizada na região da campanha do Rio Grande do Sul entre os municípios de Bagé e Santana do Livramento.
O grupo da Agência da Lagoa Mirim, da Universidade Federal de Pelotas, conheceu o processo de produção de vinhos e espumantes da vinícola, que possui 16 hectares da propriedade destinados à produção de uvas para elaboração de seus produtos. O clima e as condições de solo da região contribuem para o cultivo de uvas de qualidade superior. A vinícola produz em média 130 mil quilos de uvas por ano. Número que pode variar de acordo com as variações climáticas.
A equipe foi recebida pelo gerente administrativo da vinícola, Lucian Pereira, que apresentou as etapas e equipamentos necessários para a produção de vinhos finos, desde o cultivo dos vinhedos até a comercialização do produto final.
O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da vitivinicultura no arco Sul da faixa de Fronteira dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. As visitas servem para o intercâmbio de conhecimento, visto que durante o desenvolvimento do projeto são selecionadas propriedades com práticas de excelência que sirvam de modelo para a qualificação do processo produtivo.
-
Posts recentes
- Projeto de Vitivinicultura finaliza preparo de solo em Candiota
- Projeto de Vitivinicultura realiza visita técnica à Candiota
- Professor do Projeto de Vitivinicultura participa de Seminário na Expofeira
- Projeto de Vitivinicultura participa de Dia de Campo
- Projeto de Vitivinicultura apresenta produção acadêmica na Semana Integrada da UFPel
Pesquise :
Arquivos