São Sepé cria primeira associação de vitivinicultores da história:

Estimulados por um projeto que começou no Estado desde o ano passado, um grupo de produtores de São Sepé, articulados pela Prefeitura Municipal, formou oficialmente na semana passada o primeiro grupo de vitivinicultores do município. A formação da “Associação de Vitivinicultores Sepé Tiaraju” deve dar sustentação aos produtores para a expansão do mercado gerado pelo cultivo de uvas.

A ideia nasceu a partir do projeto lançado pelo Ministério da Integração Nacional e Agência da Bacia Lagoa Mirim/Universidade Federal de Pelotas. Ao todo, são mais de 150 municípios envolvidos nos três estados do sul do país. A partir do projeto todo o Rio Grande do Sul foi mapeado conforme o potencial de produção de produtos como vinhos e sucos. No município sepeense pelo menos 13 produtores estão focados em aumentar a produção já existente em algumas localidades. O secretário de agricultura de São Sepé, Edson Bagolin, destaca que o nome da associação foi pensado para levar o nome da cidade para outras partes do estado. Ele lembra, também, as atividades oferecidas até então pelo executivo, como a realização de viagens a municípios referência no mercado das videiras e a participação de seminários ligados ao tema.

O prefeito Léo Girardello comemorou a notícia da formação da associação e lembrou da dificuldade para inserir São Sepé no projeto. “Sempre tive como uma missão fazer com que o homem do campo pudesse diversificar sua produção para que seu sustento tenha mais solidez e a produção de videiras é uma dessas formas. No começo pedimos que São Sepé integrasse o projeto da UFPEL mas encontramos dificuldades por pelo menos duas oportunidades. Depois de muito esforço nossa cidade entrou no cenário e agora temos este belo exemplo de que as coisas podem dar certo com dedicação e parceria”, enfatizou. Na reunião também participaram membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), responsáveis pela merenda escolar. Tudo isso porque a formação de uma indústria de sucos, por exemplo, pode ter o abastecimento para as escolas garantido através da produção no próprio município.

A associação é formada por Leonardo Schaff (presidente), Armando Siqueira (vice-presidente), Dalva Evangelho Zavareze (secretária), Sérgio Pacheco (Teseoureiro) e Tiago Evangelho Zavareze (vogal). Um novo encontro dos produtores deve ocorrer no início de setembro e, ainda no mesmo mês, está prevista a participação em um curso na cidade de Pelotas. Além disso, nas próximas semanas também deve ocorrer uma viagem até a cidade de Ivorá onde uma fábrica de sucos será visitada.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sepé

comments

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.