Um letreiro que inspira pertencimento

Quem chega ao Campus Anglo logo se depara com o grande letreiro da UFPel. Posicionado no local no mês de março, foi uma surpresa para quem chegava no primeiro dia letivo do semestre. Desde então, tem sido comum ver pessoas se preparando para uma selfie em frente ao letreiro, uma verdadeira demonstração de carinho pela Universidade.

Mas a estrutura não é novidade e já estava presente na universidade antes de ser colocado no lugar atual. Quem passava pela ponte que liga Pelotas e Rio Grande conseguia visualizá-lo.

Entretanto, para o pró-reitor de Gestão da Informação e Comunicação, Júlio Mattos, um dos idealizadores da recolocação do letreiro, de longe ele não possuía a mesma representatividade que tem hoje, no chão, próximo aos alunos. Ele esta ali, segundo o gestor, justamente para trazer a sensação de pertencimento.

A inspiração veio de cidades turísticas, onde o letreiro acaba virando um ponto turístico: as pessoas gostam de mostrar que estão nesses lugares através de fotos nas redes sociais. E esse é o intuito da UFPel, que as pessoas da comunidade demonstrarem seu orgulho de estar na Universidade através de registros fotográficos espelhados pelas mídias sociais.

Publique sua foto no letreiro nas redes sociais com as hashtags #aufpelsoueu e #ufpel50anos.

A seguir, alguns depoimentos de pessoas que já fizeram suas fotos no letreiro:

Flávio Demarco, pró-reitor de Pesquisa Pós Graduação e Inovação

“Um resgate do pertencimento dos membros da comunidade universitária. Fazemos parte de uma das universidades públicas que tem mais se destacado pelo seu crescimento ao longo dos últimos anos, tanto na graduação como na pós-graduação, extensão, enfim.

Através das ultimas edições do SIIEPE, que as camisetas trouxeram a marca da UFPel, notamos que tem muita gente vestindo essa camiseta, tendo orgulho, especialmente nesse momento de ataque  que as universidades públicas estão passando, nós achamos que era importante essa questão da valorização.

Quando apareceu esse letreiro, notou-se um grande fluxo de pessoas que passavam ali pela frente e se rendiam a uma foto, uma selfie. Uma questão de pertencimento, eu pertenço a essa instituição, essa instituição me pertence. Nós da PRPPGI pensamos que esse era um momento da gente mostrar que todos nós estávamos lá com a camiseta. Para dissermos que somos UFPel, nós todos estamos construindo a UFPel nesse momento que ela está completando 50 anos e queremos construir o futuro cada vez melhor”.

Marcos Britto, Coordenador de Pesquisa da PRPPGI

”Eu acho que foi uma iniciativa muito interessante da universidade, no sentido de promover a identidade das pessoas como UFPel. Acho que foi uma ideia bacana para que os estudantes se identifiquem com a marca da UFPel, com a instituição e que ajuda a fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho. Com o grande acesso as redes sociais, os jovens estudantes mostram o quanto se orgulham de estar aqui. E esta funcionando, toda hora que passo ali tem gente tirando foto”.

Rogéria Cruz, pedagoga da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

“O letreiro valorizou o espaço e também se tornou um marco aqui do Campus. Esta sendo bastante significativo porque as pessoas ficaram felizes de ter algo iluminado, parece que iluminou todo ambiente, as pessoas se sentiram valorizadas de estarem na universidade, a universidade se valorizou também e todas as pessoas aqui da PREC demonstraram muito prazer em estar sendo fotografadas ali junto ao letreiro”.

Nadia Najara, secretária da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

“Nós da PREC tiramos a foto no letreiro para mostrar o quanto o grupo é integrado, o quanto a gente faz parte dessa universidade e o quanto é importante para todo mundo ver que a gente faz parte disso. Expor para a comunidade que a gente esta aqui, o letreiro chama atenção”.

Francisca Michelon, pró-reitora de Extensão e Cultura

“Já era um desejo ter um registro da universidade com esse letreiro gigante e com a nossa figura associada a ele, quase toda equipe fez parte da foto, nos divertimos e na hora da foto conseguimos demonstrar o quanto somos felizes de fazer parte da instituição. Uma comunidade unida, cada um com sua história de vida, com a sua vontade de crescer, mas sobretudo com uma trajetória que se constrói aqui dentro”.