Homenagem aos 50 anos da UFPel na AL-RS evidencia importância da universidade pública

A Universidade Federal de Pelotas foi homenageada em ato realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul pela passagem dos seus 50 anos de fundação. O Grande Expediente “UFPel – cinco décadas de história” foi realizado no dia 19 de junho no Plenário 20 de Setembro, reunindo deputados estaduais e lideranças da região sul do estado.

Compuseram a mesa de honra o deputado Luiz Henrique Viana, proponente do ato, o reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, o diretor da Faculdade de Veterinária, Gilberto Vargas, representando os diretores de unidade acadêmica, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o presidente da Câmara Municipal de Pelotas, Fabrício Tavares, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, e o representante do Diretório Central de Estudantes da UFPel, Tony Sechi.

A fala do deputado proponente trouxe destaque à relevância do trabalho da Universidade não apenas para a região, mas para todo o Brasil. Viana citou em especial o pesquisador Cesar Victora, do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, cuja pesquisa criou as curvas mundiais de crescimento infantil, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde: “Em cada criança medida mundo afora, está a Universidade Federal de Pelotas”.

Viana abriu espaço para intervenções de outros deputados. Rodrigo Lorenzoni (DEM-RS) lembrou que o engrandecimento do Rio Grande do Sul passa por muitos egressos da UFPel. Já Luciana Genro (PSOL-RS) pontou que este é um momento necessário para realização de homenagens às universidade públicas, que sofrem cortes. Franciane Bayer (PSB-RS) parabenizou a instituição por todo o legado e desenvolvimento que já proporcionou: “Estudantes encontram lá uma porta para se qualificarem e fazerem crescer o nosso estado”. Também pronunciaram-se os deputados Mateus Wesp (PSDB-RS), Fábio Branco (MDB-RS), Frederico Antunes (PP-RS), Elizandro Sabino (PTB-RS) e Capitão Macedo (PSL-RS).

Ao retornar à sua fala, o proponente também destacou a UFPel como formadora de lideranças: o governador Eduardo Leite (PSDB) é egresso da Faculdade de Direito; e a prefeita Paula Mascarenhas, do mesmo partido, cursou Letras, além de ser professora da instituição. Dos deputados da Zona Sul, quase todos, como Viana, têm alguma vinculação ou estudaram na UFPel: Fernando Marroni (PT) é servidor da universidade; Pedro Pereira (PSDB) fez Medicina, Luiz Marenco (PDT) vem do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), à época vinculado à universidade, e Zé Nunes (PT) se formou em Agronomia, cursou algumas cadeiras do Direito e morou na Casa do Estudante.

Finalizando seu discurso, Viana afirmou que , em tempos de ataques à educação, defender a UFPel é defender Pelotas e a Zona Sul do estado. “Defender a UFPel é defender pesquisas como a de César Victora, é também defender a minha própria casa, pois sou filho da UFPel”, disse.