Logo que remete ao infinito vence consulta para os 50 Anos da UFPel

A opção A, da marca que remete ao infinito, ligada à ideia de prosperidade, venceu a consulta para escolha do logo do Cinquentenário da UFPel. O logo obteve 49,73 por cento dos votos, ou 1.109 preferências, enquanto que a opção B 29,24 por cento, ou 652 votos, e a C 21,3 por cento, ou 469 votos.

O resultado foi divulgado na noite desta quarta-feira (8), pelo reitor Pedro Curi Hallal, durante o evento de comemoração dos 49 anos da Universidade, realizado no Museu do Doce. O reitor destacou a participação da comunidade externa na votação.

Os três logos que entraram na consulta, feita por votação da comunidade universitária e do público externo pela internet, foram elaborados pelo Estúdio Suldesign, projeto de extensão do Centro de Artes da Universidade.

“A UFPel completa 50 anos e está mais jovem do que nunca. Do Alfa ao Ômega: cada ciclo que se encerra é também um novo início. Para além do Jubileu de Ouro, esta marca celebra a prosperidade e o futuro da Universidade – ad infinitum. Vida longa à UFPel!”, diz o texto que acompanhava a proposta vencedora.

A marca, a partir de agora, será usada em todos os eventos e materiais ligados às comemorações do Cinquentenário.

Confraternização

O evento realizado no Museu do Doce para comemorar os 49 anos da UFPel e dar partida na programação dos 50 anos da Instituição reuniu cerca de 150 pessoas, entre comunidade universitária e autoridades convidadas.

Em sua manifestação, o reitor lembrou a origem centenária da Universidade, através de unidades como a Agronomia, o Direito e o Conservatório de Música. Fez menção ainda a conquistas recentes da comunidade, como o transporte de apoio até o campus Capão do Leão, que deverá começar no dia 16 de agosto, que é o início do segundo semestre letivo de 2018. E sobre este ponto, prestou homenagem ao servidor Tonilar Afonso, conhecido como Laco, recentemente falecido, que teve atuação relevante no trabalho que resultou na nova estrada para o campus.

O protagonismo da UFPel em pautas regionais também foi destacado por Pedro Hallal. Ele ressaltou que o ato e a confraternização desta quarta-feira foi apenas o começo de uma extensa programação comemorativa ao Cinquentenário, que durará um ano.

Representando a Comissão dos 50 Anos, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Francisca Michelon, disse que o encontro era o Marco Zero das comemorações, que serão diversificadas, até 8 de agosto de 2019.

Manifestaram-se também no evento a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, a diretora da Faculdade de Nutrição, Silvana Orlandi, o professor do curso de Gastronomia Alcides Gomes, que coordenou a equipe de elaboração do coquetel, e Guilherme Tavares, do Suldesign, que ao lado de sua colega Josiane Santos falou sobre as três propostas de logos para os 50 Anos. Presente no ato o vice-reitor da UFPel, Luís Amaral.

Após a solenidade inicial, ocorreu o coquetel de confraternização, comemorativo ao aniversário de 49 anos da UFPel.