Início do conteúdo
Dúvidas Frequentes
O que é o SiSU?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funciona o Sisu?
O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas)alterada pela Lei nº 13.409/2016, de 28 de dezembro de 2016 – ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Está em dúvida de como fazer a inscrição no SISU?
Acesse a página no MEC: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas

O que é a chamada regular do SISU?
É o período de matrícula para os candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado – SISU, conforme cronograma do MEC.

O que é Lista de Espera?
É a lista que contém todos os candidatos excedentes que manifestaram interesse em participar através do Sistema de Seleção Unificado – SISU, nas datas estabelecidas no cronograma do MEC.

Como fazer para participar da Lista de Espera?
O candidato deve acessar o sistema SISU durante o período especificado no cronograma do MEC e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da Lista de Espera do SISU.  

Poderão manifestar interesse na Lista de Espera do SISU apenas os candidatos não selecionados na chamada regular, em nenhuma das suas duas opções de curso. O candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no SISU.

Posso trocar de modalidade ou de curso na Lista de Espera ?
NÃO. O candidato permanecerá na modalidade e curso indicados no ato de inscrição do SISU até o final do processo.

Como é feita a classificação na Lista de Espera da UFPel?
A classificação é feita de acordo com a nota do ENEM de cada candidato.

Como é feita a matrícula dos candidatos da Lista de Espera?
São publicadas chamadas para realizar a matrícula, no site https://wp.ufpel.edu.br/sisu/. Os candidatos precisam preencher a ficha de inscrição e enviar documentos para confirmar interesse na vaga. São matriculados os candidatos que cumpriram as exigências do edital da chamada, por ordem de classificação e número de vagas disponíveis.

Meu nome está na Lista de Espera da UFPel: devo comparecer para matrícula?
NÃO. A matrícula não é presencial, é preciso acompanhar os editais de chamada e manifestar interesse na vaga, enviando os documentos dentro dos prazos do edital.

Me inscrevi nas cotas, posso ser convocado nas vagas da ampla concorrência?
Sim. O candidato concorre nas duas listas: da ampla concorrência e a cota que selecionou na inscrição. Ao ser matriculado em uma das listas, o candidato é automaticamente excluído da modalidade que não foi chamado.

A matrícula é presencial?
NÃO, o candidato deverá enviar os documentos digitalizados, conforme previsto em Edital.

Candidatos inscritos nas vagas reservadas podem ser convocados para realizar entrevista e entrega de documentos comprobatórios presencialmente, é importante ler atentamente os procedimentos especificados em Edital.

 

Já tenho outra matrícula em curso de Graduação: o que devo fazer?
A Lei 12.089, de 11 de novembro de 2009, “Proíbe que uma mesma pessoa ocupe 02 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior.” Candidatos que já ocupem vaga em algum curso da UFPel, deverão solicitar o cancelamento da sua matrícula, conforme orientações publicadas na página: https://wp.ufpel.edu.br/cra/cancelamento-de-matricula/.

Candidatos que já ocupem vaga em outra instituição pública de ensino superior terão o prazo de 5 (cinco) dias úteis para cancelar a matrícula na instituição de origem. Não é necessário apresentar documento que comprove que o candidato não possui mais o vínculo com outra instituição.

É necessário confirmar a matrícula?
Sim. A confirmação da matrícula é feita presencialmente apenas nos dias estabelecidos no calendário acadêmico, geralmente na primeira semana de aula. O aluno deverá apresentar os documentos originais do histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio no colegiado do seu curso. O discente que não confirmar a matrícula perde a vaga na UFPel. 

Porque abrem novas vagas?
Porque muitos candidatos cancelam a matrícula, trocam de curso ou são desligados por não cumprirem os requisitos para ingressar nas modalidades de cotas. Automaticamente a vaga é aberta novamente e são chamados os próximos da lista de espera da UFPel.

As matrículas podem ser realizadas até o 15º dia letivo.

Não encontrou a resposta?

Clique no botão abaixo para abrir uma solicitação de atendimento: