Início do conteúdo
Dúvidas Frequentes

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os estudantes que participaram da última edição do ENEM, obtiveram nota da redação maior do que zero e não declararam a condição de treineiro podem participar do SiSU.

A inscrição no SiSU é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet. É possível escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso.

O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou pelas cotas, de acordo com a Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023.

Na edição do SISU 2024, as inscrições para todos os cursos foram unificadas no início do ano. A matrícula dos aprovados nos cursos com ingresso no primeiro e no segundo semestre também será realizada no mesmo período. Acompanhe as datas no cronograma do SiSU.

As inscrições são feitas pelo site do SiSU/MEC, consulte o passo a passo para se inscrever.

É o período de matrícula para os candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado – SiSU, conforme cronograma do MEC.

É a lista que contém todos os candidatos excedentes que manifestaram interesse em participar através do Sistema de Seleção Unificado – SiSU, nas datas estabelecidas no cronograma do MEC.

O candidato deve acessar o sistema SiSU durante o período especificado no cronograma do MEC e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da Lista de Espera do SiSU .  

Poderão manifestar interesse na Lista de Espera do SiSU apenas os candidatos não selecionados na chamada regular, em nenhuma das suas duas opções de curso. O candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no SiSU.

A UFPel realiza chamadas de candidatos que manifestaram interesse em participar da Lista de Espera. É preciso preencher a ficha de inscrição e enviar os seus documentos para participar de cada chamada, os prazos e vagas são indicados em edital.

Não, o candidato permanecerá na modalidade e curso selecionados no ato de inscrição do SiSU até o final do processo.

A classificação é feita de acordo com a nota do ENEM de cada candidato.

Não, estar na lista de espera não garante a vaga no curso.

É preciso acompanhar os editais de chamada e manifestar interesse na vaga, enviando os documentos dentro dos prazos previstos em edital. Somente pode ser realizada a matrícula se houver vagas disponíveis no curso e modalidade que o candidato realizou a inscrição.

Porque muitos candidatos cancelam a matrícula, trocam de curso ou são desligados por não cumprirem os requisitos para ingressar nas cotas. Automaticamente a vaga é aberta novamente e são chamados os próximos da lista de espera da UFPel.

As matrículas podem ser realizadas até o 15º dia letivo.

A matrícula é feita pela internet. Todas as informações são divulgadas nos editais de matrículas, publicados no site da UFPel.

Matrícula da Chamada Regular:
Os candidatos precisam preencher a ficha de inscrição e enviar os seus documentos, nos prazos previstos em edital. Nessa etapa podem ser matriculados somente os candidatos aprovados no processo seletivo.

Matrícula da Lista de Espera:
São publicadas chamadas para realizar a matrícula. Os candidatos precisam preencher a ficha de inscrição e enviar os seus documentos para confirmar interesse na vaga. São matriculados os candidatos que cumpriram as exigências do edital da chamada, por ordem de classificação e número de vagas disponíveis.

Ingresso por cotas:
Os ingressantes nas cotas devem cumprir todos os procedimentos para concluir a matrícula.

Candidatos que ingressam nas cotas podem ser convocados para realizar entrevista e entrega de documentos comprobatórios presencialmente, é importante ler atentamente os procedimentos especificados em Edital.

A Lei 12.089/2009, proíbe que uma mesma pessoa ocupe duas vagas simultaneamente em cursos de graduação de instituições públicas. Nesse caso, é preciso solicitar o cancelamento da matrícula. O cancelamento pode ser feito em até 5 dias úteis, após realizar a nova matrícula.

Candidatos que já ocupem vaga em algum curso da UFPel, devem solicitar o cancelamento da sua matrícula pelo Cobalto, consulte orientações sobre o cancelamento da matrícula na UFPEL.

Não é necessário apresentar documento que comprove não possuir vínculo com outra instituição.

A documentação depende da modalidade de ingresso, a relação dos documentos pode ser acessada aqui.

Sim, a matrícula pode ser feita com pendência de documentos, desde que seja comprovada a conclusão do ensino médio. O candidato precisa reunir todos os documentos que possui e enviá-los nos prazos previstos em edital.

No sistema acadêmico ficam registrados os documentos pendentes e o prazo para enviá-los.

Você precisa fazer o cadastro único nos programas sociais do governo federal.

Pode ser feito direto pelo site ou em um posto de atendimento.

Não encontrou a resposta?