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Dúvidas Frequentes

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os estudantes que participaram da ultima edição do ENEM, obtiveram nota da redação maior do que zero e não declararam a condição de treineiro podem participar do SiSU.

São realizadas duas edições do SiSU por ano, no primeiro e segundo semestre.

A inscrição no SiSU é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet. É possível escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso.

O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou pelas cotas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 e Lei nº 13.409/2016, de 28 de dezembro de 2016.

As inscrições são feitas pelo site do SiSU/MEC, consulte o passo a passo para se inscrever.

É o período de matrícula para os candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado – SiSU, conforme cronograma do MEC.

É a lista que contém todos os candidatos excedentes que manifestaram interesse em participar através do Sistema de Seleção Unificado – SiSU, nas datas estabelecidas no cronograma do MEC.

O candidato deve acessar o sistema SiSU durante o período especificado no cronograma do MEC e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da Lista de Espera do SiSU .  

Poderão manifestar interesse na Lista de Espera do SiSU apenas os candidatos não selecionados na chamada regular, em nenhuma das suas duas opções de curso. O candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no SiSU.

Não, o candidato permanecerá na modalidade e curso selecionados no ato de inscrição do SiSU até o final do processo.

A classificação é feita de acordo com a nota do ENEM de cada candidato.

Os candidatos inscritos nas vagas reservadas concorrem nas duas listas de espera: da ampla concorrência e da cota que optaram na inscrição.

Não, estar na lista de espera não garante a vaga no curso.

É preciso acompanhar os editais de chamada e manifestar interesse na vaga, enviando os documentos dentro dos prazos previstos em edital. Somente pode ser realizada a matrícula se houver vagas disponíveis no curso e modalidade que o candidato realizou a inscrição.

Porque muitos candidatos cancelam a matrícula, trocam de curso ou são desligados por não cumprirem os requisitos para ingressar nas modalidades de cotas. Automaticamente a vaga é aberta novamente e são chamados os próximos da lista de espera da UFPel.

As matrículas podem ser realizadas até o 15º dia letivo.

A matrícula é feita pela internet. Todas as informações são divulgadas nos editais de matrículas, publicados no site da UFPel.

Matrícula da Chamada Regular:
Os candidatos precisam preencher a ficha de inscrição e enviar os seus documentos, nos prazos previstos em edital. Nessa etapa podem ser matriculados somente os candidatos aprovados no processo seletivo.

Matrícula da Lista de Espera:
São publicadas chamadas para realizar a matrícula. Os candidatos precisam preencher a ficha de inscrição e enviar os seus documentos de cadastro para confirmar interesse na vaga. São matriculados os candidatos que cumpriram as exigências do edital da chamada, por ordem de classificação e número de vagas disponíveis.

Ingresso por cotas:
Os ingressantes nas cotas devem cumprir todos os procedimentos para concluir a matrícula.

Candidatos que ingressam nas cotas podem ser convocados para realizar entrevista e entrega de documentos comprobatórios presencialmente, é importante ler atentamente os procedimentos especificados em Edital.

A Lei 12.089/2009, proíbe que uma mesma pessoa ocupe 02 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior. Nesse caso é preciso solicitar o cancelamento da matrícula, em até 5 dias úteis.

Candidatos que já ocupem vaga em algum curso da UFPel, deverão solicitar o cancelamento da sua matrícula, consulte orientações sobre o cancelamento da matrícula na UFPEL.

Não é necessário apresentar documento que comprove que o candidato não possui mais o vínculo com outra instituição.

A confirmação da matrícula é feita presencialmente apenas nos dias estabelecidos no calendário acadêmico, geralmente na primeira semana de aula. O aluno deverá apresentar os documentos originais do histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio no colegiado do seu curso.

A documentação depende da modalidade que o candidato ingressa, a relação dos documentos pode ser acessada aqui.

Sim, a matrícula pode ser feita com pendência de documentos, desde que seja comprovada a conclusão do ensino médio. O candidato precisa reunir todos os documentos que possui e enviá-los nos prazos previstos em edital.

No sistema acadêmico ficam registrados os documentos pendentes e o prazo para enviá-los.

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