Início do conteúdo
Guia para matrícula

Essa etapa é feita online, preencha a ficha de inscrição e envie os documentos para matrícula.

Imagem exibe as informações da tela inicial do site de inscrição. Indica para selecionar a aba "Preencha os dados"; em processo seletivo escolher a opção correspondente a "PROCESSO SELETIVO ANO/SEMESTRE", seguido do campo para informar o CPF e a data de nascimento. Acima o botão Pesquisar.
Tela de acesso à ficha de inscrição

A ficha só estará disponível nos dias indicados no edital de matrículas.

  1. Selecione o processo seletivo de ingresso;
  2. Informe o seu CPF e data de nascimento;
  3. Clique em “Pesquisar”;
  4. Preencha os dados e envie os documentos solicitados;
  5. Clique em “Salvar e imprimir”.

Consulte os documentos necessários para matrícula, conforme a sua cota, em:

Seus documentos serão verificados e se estiverem de acordo com o Edital, você será matriculado. A lista dos matriculados é divulgada na página do processo seletivo.


Na etapa de matrícula da lista de espera, são analisados os documentos dos candidatos classificados nas vagas disponíveis. Candidatos que não tiveram os documentos analisados, seguem na lista de espera e poderão se inscrever nas próximas chamadas.

Acesse o site para criar sua senha. Informe o seu CPF e clique em “Salvar”. Você receberá um link no e-mail que cadastrou na ficha de inscrição para definir a sua senha.

Imagem exibe as informações da tela inicial do sistema acadêmico Cobalto. Contém as informações para definição da senha, na caixa "Esqueceu sua senha" (logo abaixo). Na caixa abaixo com título "Para definir a sua senha, digite o seu CPF", apresenta a caixa para informar o CPF e o botão "salvar" acima.
Tela do sistema acadêmico Cobalto para definir senha.

Para fazer o login, entre no site do sistema acadêmico Cobalto; informe o seu CPF e sua senha; clique em “Entrar”.

No Cobalto você poderá acessar o seu número de matrícula (no menu UFPel / Aluno / Consulta / Vínculo) e demais informações sobre a matrícula.


Cancelamento de matrícula

Atenção! Se você possui matrícula ativa em outro curso de graduação de instituição pública, precisa solicitar o cancelamento de matrícula em até cinco dias úteis.
Consulte as instruções para cancelar a sua matrícula na UFPEL.

Faça login no Cobalto e clique no menu UFPel > Aluno > Consulta > Débitos, verifique se está faltando algum documento. O débito é registrado caso tenha algum documento faltando, cortado ou ilegível.

Os documentos pendentes devem ser enviados pelo site de atendimento da UFPel; em tópico de ajuda escolha a opção: “Graduação / Atualização de cadastro”.


Atenção – Ingressantes nas cotas sociais e de pessoa com deficiência:

  • Se ficou pendente o CadÚnico, envie pelo site de atendimento da UFPel; em tópico de ajuda escolha a opção: “Graduação / CADUNICO”.
  • Se ficou pendente o Laudo médico, envie o documento para o e-mail nai@ufpel.edu.br.

Envie o documento dentro do prazo solicitado para não perder a sua vaga.

Compareça presencialmente no local, dia e horário agendado para comprovar a autodeclaração com a banca de heteroidentificação. Mais informações podem ser consultadas no Edital do processo seletivo ou pelo e-mail nuaad@ufpel.edu.br.

Você será matriculado nas disciplinas do primeiro semestre pelo colegiado do seu curso.

Os horários das aulas estarão disponíveis duas semanas antes do início do semestre, acessíveis pelo menu do Cobalto: UFPel > Aluno > Consulta > Matrícula.

  • Ano 2024 – Curso de Direito: Início em 11/03/2024 – Término em: 07/12/2024
  • Semestre 2024/1: Início em 15/04/2024 – Término em: 27/07/2024
  • Semestre 2024/2: Início em 26/08/2024 – Término em: 09/12/2024