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    Notícias
  • Data e horário das entrevistas (Edital 002/2023 – Bolsas de Desenvolvimento Institucional)

    Informamos data e horário das entrevistas (Edital 002/2023 – Bolsas de Desenvolvimento Institucional):

    Entrevistas candidatos deferidos, comparecer a respectiva biblioteca de inscrição:

    – Biblioteca Campus Porto

    Dia: 28 de fevereiro de 2023

    Horário: 9h às 11h30min /14h às 16h30min

    – Biblioteca Campus Capão do Leão

    Dia: 27 e 28 de fevereiro de 2023

    Horário: 9h às 11h30min /14h às 16h30min

    – Biblioteca de Medicina

    Dia: 27 e 28 de fevereiro de 2023

    Horário: 9h às 11h30min

    – Biblioteca de Direito

    Dia: 27 de fevereiro de 2023

    Horário: 9h às 11h30min /14h às 17h

    – Biblioteca de Ciências Sociais

    Dia: 27 e 28 de fevereiro de 2023

    Horário: Conforme Link

     

     

     

     

     

  • Lista com inscrições deferidas e indeferidas (Edital 002/2023 – Bolsas de Desenvolvimento Institucional)

    Após analise da documentação para inscrição e requisitos dos candidatos, torna-se público as homologações das inscrições dos candidatos para o Edital 002/2023 – Bolsas de Desenvolvimento Institucional.

    – Informamos que houve retificação na listagem, favor verificar listagem atualizada:

    O dia e horário das entrevistas dos deferidos serão divulgados posteriormente.

     

     

     

  • Edital 002/2023 – Bolsas de Desenvolvimento Institucional

    A Coordenação de Bibliotecas torna público o Edital 001/2023 que trata das Bolsas de Desenvolvimento Institucional.

    Para a CBib são 8 vagas, sendo 1 para a Biblioteca Campus Capão do Leão (BCCL), 2 para a Biblioteca Campus Porto (BCP), 3 para a Biblioteca de Ciências Sociais (BCS), 1 para a Biblioteca de Medicina (BM) e 1 para a Biblioteca de Direito (BD).

    As inscrições vão de 15 a 22/02/2023.

    Acesse o edital no link:  SEI_UFPel – 2035701 – Edital bolsistas

    RETIFICAÇÃO DO EDITAL: SEI_UFPel-2052258-Retificação_Edital

  • Gravação das palestras da I Semana do Livro e da Biblioteca realizada entre os dias 24 e 26 de outubro de 2022

           A Coordenação de Bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas promoveu entre os dias 24 e 26 de outubro de 2022 sua 1ª Semana do Livro e da Biblioteca com o tema “Mais que uma biblioteca, uma pluralidade de vivências”. A atividade foi alusiva à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída por decreto em 1980, e visa incentivar a leitura e destacar a importância do livro e da biblioteca na disseminação da informação, além de promover o acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

    Para quem não conseguiu assistir a programação ou queira assistir novamente, disponibilizamos os vídeos das palestras:

    • Palestra de abertura (24 de outubro de 2022) – “O que as Bibliotecas Universitárias podem/devem fazer para combater a desinformação, infodemia e a pós-verdade?”, com Mariana Zattar (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Maurílio Hoffmann (Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais – MIDIARS/UFPel) e Juan Pietro (Universidade de Madri).
    • Palestra de encerramento (26 de outubro de 2022) – “Ciência Aberta”, com o coordenador de Pesquisa da UFPel, Marcos Britto Corrêa.

  • Foto para crachá da UFPel pode ser enviada pelo Cobalto

    A fotografia para o documento de identificação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) poderá ser enviada pelo sistema Cobalto. A novidade vem para desburocratizar o processo. Anteriormente, a fotografia era obrigatoriamente feita em uma das bibliotecas da Universidade. Agora, o estudante poderá enviar sua própria fotografia, acessando o menu Serviços Gerais → Cadastros → Envio de foto para o Crachá (localizado à esquerda). O passo a passo está explicado aqui.

    O estudante deve carregar uma foto sua segurando um documento oficial, ao lado do rosto. Depois, deve enviar a foto que irá para o crachá, conforme as orientações listadas abaixo.

    A aprovação será feita em fluxo contínuo. Caso o pedido não seja aprovado – por exemplo, por alguma inconformidade na imagem -, uma justificativa será apresentada no sistema, para que o solicitante corrija o problema e faça um novo envio.

    A foto segurando o documento não é obrigatória. No entanto, a homologação sem essa foto só será possível se o estudante comparecer a uma biblioteca e apresentar o documento de identificação para validar a foto carregada.

    Depois, para usar o crachá, basta acessar o App Cobalto Web, (o crachá é somente no aplicativo) que funciona em qualquer dispositivo que tenha um navegador instalado (sem necessidade de baixar o aplicativo) – saiba mais aqui.

    A possibilidade de enviar a foto de sua escolha evita filas e traz praticidade. “É um atendimento digital, como vários bancos virtuais estão fazendo, que facilita e qualifica o processo”, avalia o superintendente de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Júlio Mattos.

    Orientações para fazer as fotos
    No primeiro botão (Foto segurando o documento) a pessoa deve carregar uma foto sua, segurando um documento oficial com foto. O rosto e o nome no documento devem estar nítidos para ser possível a comparação e aprovação do pedido.

    No segundo botão (Foto para o crachá), a foto deve estar nítida e ter sido fotografada em um ambiente claro – de preferência, uma parede branca. O fundo da foto não pode conter pessoas.

    Alguns detalhes importantes para a homologação da foto para o crachá:

    – Deve ser tirada de frente, com o rosto centralizado e contra fundo branco.
    – O rosto e os ombros devem estar completamente enquadrados pela câmera e você deve olhar diretamente a câmera.
    – Não pode haver reflexos, penumbras ou sombras em nenhuma parte da fotografia.
    – Você deve apresentar fisionomia neutra.
    – Os olhos devem estar abertos e visíveis.
    – Caso use óculos, tire a fotografia sem eles, ou seja, sem os óculos.
    – Não serão permitidos quaisquer itens de chapelaria, exceto os utilizados por motivos religiosos, que, ainda assim, não podem impedir a visualização perfeita do seu rosto.

  • Sistema de Bibliotecas prorroga campanha “Multa Solidária”

    Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ampliou o prazo de participação na campanha “Multa Solidária”. Quem possui débitos em alguma das bibliotecas da UFPel tem a oportunidade, até 7 de fevereiro de 2023, de quitar o saldo com a entrega de produtos de higiene e/ou livros.

    Os materiais recolhidos serão destinados ao Hospital Escola (HE) da UFPel, aos projetos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e ao Hospital Espírita de Pelotas. A lista de produtos e respectivos valores de abatimento das multas estão disponíveis nos materiais de divulgação do Sistema de Bibliotecas.

  • Campanha Multa Solidária!

    Até o dia 23 de dezembro, o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está com a campanha “Multa Solidária”.

    Quem possui débitos em alguma das bibliotecas da UFPel tem a oportunidade de quitar o saldo com a entrega de produtos de higiene e/ou livros.

    Os materiais recolhidos serão destinados ao Hospital Escola (HE) da UFPel, aos projetos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e ao Hospital Espírita de Pelotas.

  • Uso obrigatório de máscara!

    Usuários das bibliotecas, conforme Portaria Nº 2592, de 05 de dezembro de 2022.

    Torna-se obrigatório o uso de máscara bem ajustada ao rosto (cobrindo a boca e o nariz), preferencialmente PFF2 ou cirúrgicas, em todos os espaços internos (fechados) da Universidade, a partir do dia 07 de dezembro de 2022.

    Contamos com a colaboração de todos!

     

  • I SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

    A Coordenação de Bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas promove, de segunda (24) a quarta-feira (26), sua 1ª Semana do Livro e da Biblioteca com o tema “Mais que uma biblioteca, uma pluralidade de vivências”. A atividade é alusiva à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída por decreto em 1980, e visa incentivar a leitura e destacar a importância do livro e da biblioteca na disseminação da informação, além de promover o acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

    A programação do evento na UFPel será composta por mesa-redonda, palestra e oficina, conforme pode ser visto a seguir:

    Segunda-feira (24/10):
    14h30min – Mesa de Abertura

    14h45min – Mesa-redonda “O que as Bibliotecas Universitárias podem/devem fazer para combater a desinformação, infodemia e a pós-verdade?”, com Mariana Zattar (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Maurílio Hoffmann (Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais – MIDIARS/UFPel) e Juan Pietro (Universidade de Madri).

     

    Terça-feira (25/10):
    10h – Oficina “Leituras sobre cultura surda e Libras”.

     

    Quarta-feira (26/10):

    12h – Apresentação do Núcleo de Teatro da UFPel (Local: Hall de entrada da Biblioteca Campus Porto)


    14h30min – Palestra de encerramento “Ciência Aberta”, com o coordenador de Pesquisa da UFPel, Marcos Britto Corrêa.

    As vagas para a oficina e para as palestras são limitadas. As inscrições podem ser feitas nos links a seguir:
    – Oficina “Leituras sobre cultura surda e Libras”
    – Mesa-redonda “O que as Bibliotecas Universitárias podem/devem fazer para combater a desinformação, infodemia e a pós-verdade?” e Palestra “Ciência Aberta”