Histórico do Sistema de Bibliotecas

A de Bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (CBib/UFPel) é o setor responsável pelo Sistema de Bibliotecas (SisBi), ligado à Vice-Reitoria. Teve sua origem no Estatuto e Regimento Geral da UFPel, aprovado em 1977, publicado no DOU (Diário Oficial da União) em 22 de abril do mesmo ano. Está localizada junto às dependências da Biblioteca do Campus Porto, tendo como principal atribuição a Administração Central das Bibliotecas do SisBi/UFPel, tanto técnica como administrativa. É responsável também pela criação e padronização de todos os serviços, tendo como prioridade a manutenção da informatização das bibliotecas e a aquisição de materiais bibliográficos.

O surgimento das primeiras bibliotecas ligadas à Universidade se dá em 1969, quando foram criadas diversas Unidades Acadêmicas e órgãos suplementares à Reitoria entre eles a Biblioteca Central (BC), que só ficou no papel. Na década inicial de sua criação até 1976, a Universidade manteve suas bibliotecas ligadas às Unidades Acadêmicas, entre elas: Biblioteca da Faculdade de Agronomia “Eliseu Maciel”; Biblioteca da Faculdade de Odontologia; Biblioteca da Faculdade de Direito; Biblioteca da Faculdade de Medicina; Biblioteca do Conjunto Agrotécnico “Visconde da Graça”. Neste mesmo ano, foi criada fisicamente a Biblioteca Central, através da Portaria 147/76. Uma tímida sala localizada no Instituto de Ciências Humanas, atual prédio do Centro de Biotecnologia no Campus do Capão do Leão. Somente em fevereiro de 1978, o prédio projetado para as novas instalações da referida Biblioteca foi entregue, pois o mesmo estava sendo ocupado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da Universidade. Neste mesmo ano são criadas três (3) novas bibliotecas, através de portarias: Portaria 275/78, Biblioteca Setorial de Educação Física, Portaria 561/78, Biblioteca Setorial de Educação e Portaria 715/78, Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Humanas. Todas as bibliotecas da instituição passaram a ter um regimento único, com a criação do Sistema de Bibliotecas (SisBi/UFPel).

Publicado em 10/12/2013.