A Coordenação de Bibliotecas – CBib é o órgão responsável pelo gerenciamento técnico e administrativo das bibliotecas, ligada diretamente ao Gabinete da Vice-reitoria. É composta por seis bibliotecas, sendo uma no Campus Capão do Leão e as demais nas diversas unidades da cidade de Pelotas.
Coordenador:
– Fabiano Domingues Malheiro – Bibliotecário – Documentalista (CRB 10/1955)
Tel.: +55 (53) 3284-4036
Cel.: +55 (53) 98125-0288
E-mail: fabiano.malheiro@ufpel.edu.br
Assessoria:
A Assessoria é o órgão subordinado à Coordenação de Bibliotecas que tem por finalidade desenvolver atividades administrativas.
Equipe:
– Aline Herbstrith Batista – Bibliotecária – Documentalista
– Dafne Silva de Freitas – Bibliotecária – Documentalista
– Frederico Maciel Kuhn – Técnico de Tecnologia da Informação
– Raquel Padilha Silveira – Assistente em Administração
Tel.: +55 (53) 3284-4036
E-mail: nucleodebibliotecas@gmail.com
Setor de Aquisição
O Setor de Aquisição de Material Bibliográfico é o órgão responsável pela composição do acervo, realizada em conformidade com a Política de Desenvolvimento de Coleções e a Política de Aquisição Institucional.
Equipe:
– Raquel Padilha Silveira – Assistente em Administração
– Dafne Silva de Freitas – Bibliotecária – Documentalista
E-mail: aquisicaoufpel@gmail.com
Tel.: +55 (53) 3284-4036
Comitê de Automação do Pergamum
Atua no planejamento, coordenação, execução e implantação do novo software adquirido pelo Sistema de Bibliotecas. Responsável pela resolução de problemas e demais assuntos pertinentes ao processo de automação, bem como a execução de estudos periódicos com vistas a modernizar os equipamentos a fim de agilizar os processos efetuados pelo sistema.
Equipe:
– Aline Herbstrith Batista – Bibliotecária – Documentalista (CBR 10/1737)
E-mail: aline.batista@ufpel.edu.br
– Catarina de Quevedo Prestes de Carvalho – Bibliotecária – Documentalista (CBR 10/2046)
E-mail: catarina.carvalho@ufpel.edu.br
– Elionara Giovana Rech – Bibliotecária – Documentalista (CBR 10/1693)
E-mail: elionara_rech@ufpel.edu.br
– Fabiano Domingues Malheiro – Bibliotecário – Documentalista (CBR 10/1955)
E-mail: fabiano.malheiro@ufpel.edu.br
– Simone Godinho Maisonave – Bibliotecária – Documentalista (CBR 10/1733)
E-mail: simone.maisonave@ufpel.edu.br
Guaiaca – Repositório Institucional
Guaiaca – Repositório Institucional trata-se de um sistema de informação que serve para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente a produção de ensino e pesquisa da instituição. Abrange os seguintes materiais: artigos científicos, trabalhos apresentados em eventos, capítulos de livros, teses e dissertações.
Equipe
-Aline Herbstrith Batista – Bibliotecária – Documentalista (CBR 10/1737)
-Simone Godinho Maisonave – Bibliotecária – Documentalista (CBR 10/1733)
E-mail: repositorio@ufpel.edu.br, aline.batista@ufpel.edu.br, simone.maisonave@ufpel.edu.br
Tel.: +55 (53) 3284-4039
Help Desk Portal de Periódicos CAPES
O Portal de Periódicos Capes é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. São atribuições do Bibliotecário Responsável pelo Portal de Periódicos da CAPES: estar devidamente cadastrado junto ao CAPES através de portaria emitida pelo Reitor para administrar o Portal, o que representa manter atualizado IP’s, cadastro do pessoal, conhecimento das bases disponíveis para a Universidade.
Equipe:
– Patrícia de Borba Pereira – Bibliotecária – Documentalista (CRB 10/1487)
E-mail: ppborba@ufpel.edu.br
Tel.: +55 (53) 99134-2943
Periódicos Eletrônicos UFPel
O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem o propósito de criar um ambiente comum, que reúna todos os periódicos da Universidade. Busca ainda ir ao encontro do alinhamento e às iniciativas nacionais, coordenadas pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), e internacionais lideradas pelo Directory of Open Access Journals (DOAJ) e o Public Knowledge Project (PKP). Vale-se do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) visando adoção de padrões de interoperabilidade e de acesso aberto que proporcionem maior visibilidade à produção científica da Universidade, adequando-se aos paradigmas atuais da comunicação científica.
Equipe:
– Alex Serrano de Almeida – Bibliotecário/Documentalista (CRB 10/2156)
E-mail: seer@ufpel.edu.br
Tel.: +55 (53) 3284-4035