Parceria entre a Coordenação de Bibliotecas e o curso de Fisioterapia propõe intervenção para a saúde dos servidores das bibliotecas
A Coordenação de Bibliotecas- CBIB juntamente com o curso de Fisioterapia apresentou uma proposta de intervenção para a saúde dos servidores das bibliotecas. A atividade da disciplina de Fisioterapia do Trabalho regida pela profa. Maria Teresa Bicca Dode teve como objetivo realizar a avaliação ergonômica e de saúde dos funcionários das bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), visando identificar os principais riscos ocupacionais relacionados ao ambiente de trabalho e propor estratégias para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida desses profissionais.
Durante a realização da atividade, foram abordados aspectos como postura, movimentos repetitivos, condições ambientais e a organização do espaço de trabalho, fatores que podem influenciar no desenvolvimento de lesões musculoesqueléticas e outros problemas de saúde. As bibliotecas da UFPEL, como locais de intensa atividade intelectual e de atendimento ao público, exigem que seus funcionários adotem posturas prolongadas e realizem tarefas que podem sobrecarregar o sistema musculoesquelético.
Foram realizadas entrevistas com os trabalhadores, observações in loco e aplicação de questionários para avaliar queixas relacionadas à dor, cansaço, estresse e dificuldades ergonômicas. A partir dessas avaliações, podem ser identificados pontos críticos, como a necessidade de ajustes nas cadeiras e mesas de trabalho, além de pausas regulares para descanso e alongamento.
A partir dos dados coletados, serão sugeridas intervenções, como a melhoria do mobiliário, a adequação dos postos de trabalho e a implementação de programas de ginástica laboral, com o intuito de prevenir doenças ocupacionais e promover a saúde dos trabalhadores.
Esta atividade não só contribui para a formação dos alunos do curso de Fisioterapia, mas também traz benefícios diretos para os servidores das bibliotecas, promovendo uma cultura de cuidado com a saúde e bem-estar no ambiente acadêmico.

