Início do conteúdo

Já ouviu falar no DOI?

O que é DOI?

DOI significa Digital Object Identifier, ou seja, Identificador de Objeto Digital. O registro do DOI é uma sequência de números que possibilita localizar ou referenciar um documento que está armazenado na web. O DOI é fornecido por um provedor e permanece com cada documento para sempre, mesmo que a localização e a forma de armazená-lo mudem ao longo do tempo.

Importância do DOI?

O número DOI para um artigo tem muita importância, pois serve como uma identificação individualizada de cada artigo, como um documento de identidade pessoal e intransferível, facilitando seu rastreamento e que seu conteúdo possa ser passível de buscas pelas ferramentas disponíveis.

Ao digitarmos o DOI de um artigo em uma ferramenta de busca, é possível o acesso direto ao artigo, sem a necessidade de fornecer outras informações, como autor, periódico, volume, fascículo, ano de publicação ou páginas. Da mesma forma, ao alimentarmos nossos currículos on-line, existe a possibilidade de fornecermos apenas o DOI de uma publicação e sua inserção se fará automaticamente, de forma correta e com todos os dados necessários.

Segue o link de acesso ao o DOI:

http://www.doi.org./

Todas as informações foram obtidas através do site da DOI.

Publicado por em 12/07/2017, na categoria Dicas do dia.