Dicas para produção de vídeo para a 7ª SIIEPE

Neste espaço são trazidas dicas para auxiliar na produção do vídeo que deve ser encaminhado para submissão de trabalhos ao evento. Lembramos que há pontos que são previstos em edital: o vídeo deve ser em sentido horizontal, preferencialmente em HD (1280×720) e deve durar entre 03 e 05 minutos.

Tirando as exigências do edital, o que está sendo apresentado aqui são apenas sugestões e dicas, portanto, não obrigatórias. Pretende-se, apenas, auxiliar a comunidade discente na produção do vídeo.

GRAVAÇÃO

1) Defina o equipamento que será utilizado

Antes de começar a gravação, escolha o equipamento que você utilizará nesse processo – pode ser um câmera de vídeo, webcam, um notebook ou até mesmo o próprio celular. Não esqueça de configurar o equipamento escolhido para que você tenha uma melhor qualidade na gravação.

2) Escolha um local para a gravação

Dê preferência a um local bem iluminado e que seja o mais silencioso possível. Se você escolheu o celular, posicione-o na horizontal.

Se possível, posicione o equipamento escolhido o mais próximo da altura dos olhos.

A ideia é deixar a câmera estável. Utilize o que você tiver a mão, qualquer recurso vale.

3) Prepare a gravação

Você pode realizar todo o processo sozinho. Mas, se possível, peça ajuda a alguém.
Se você puder gravar somente a noite, aproveite as luzes da sua casa.
Gravar durante o dia tem a vantagem de se aproveitar a luz do sol. Então, abra a janela.

4) Gravando

Fique confortável e não esqueça que o material é gravado. Ensaie, passe o texto.
Se algo interferir no processo, comece de novo. Grave quantas vezes for necessário até que você fique satisfeito com o resultado. Ensaiar antes evita que você acumule muitos arquivos e perca tempo durante o processo de edição.
Não esqueça do tempo, o vídeo deve ter de 3 a 5 minutos.

EDIÇÃO

A edição pode ser bem simples! Por isso você pode utilizar o editor do seu celular para cortar as partes que não interessam ao conteúdo. Caso queira algum software ou app para realizar a tarefa, separamos alguns nomes (a ordem vai dos mais simples e fáceis de operar, até os mais profissionais).

Softwares Gratuitos para PC – EasyUS Video Editor, Windows Movie Maker, Lightworks, Filmora, OBS Studio e DaVinci Resolve;

Softwares não-gratuitos para PC – Adobe Rush, Sony Vegas e Adobe Premiere,;

APPs (Android e IOS) – InShot, iMovie (só para IOS), Adobe Rush, Filmr, Kinemaster e VUE

LEGENDAGEM

Para tornar o conteúdo acessível, é obrigatória a inserção de legendas. Confira no vídeo abaixo algumas informações importantes sobre a utilização do recurso de legendagem automática.