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  • Evento de avaliação do Programa Residência Pedagógica da UFPel

    Evento de avaliação do Programa Residência Pedagógica da UFPel

    Data do evento: 04/08/2021 (quarta-feira), início 19h.

    Objetivo do evento: Realizar a autoavaliação do Programa Residência Pedagógica da UFPel, por parte dos participantes vinculados ao Programa, a partir do apontamento de aspectos positivos, negativos ou limitações e sugestões para a sua qualificação.

    Pré-evento: Responder ao formulário de avaliação: https://encurtador.com.br/luwP1, até o dia do evento. Ele deve ser respondido por todos participantes do Programa, incluindo ex-residentes.

    Evento: No dia 04/08, Residentes e Preceptores, distribuídos em salas, conforme contato e orientações recebidas por e-mail, repassadas pelos responsáveis, apresentarão impressões pessoais (em ~ 5 minutos cada) sobre três aspectos, já apontados no formulário do pré-evento: 1. Aspectos positivos do Programa; 2. Aspectos negativos ou limitações do Programa; 3. Sugestões de qualificação do Programa. Cada sala elege um relator, responsável por produzir um relato-síntese, que será enviado ao e-mail: residenciapedagogica@ufpel.edu.br, após socialização e aprovação pelos participantes da sala.

    Pós-evento: O texto-síntese dos grupos de Residentes (já enviado ao email residenciapedagogica@ufpel.edu.br) será organizado e apresentado pelo bolsista de ensino em reunião com Coordenadores de área, para pensar em (re)organizações do RP-UFPel e o Coordenador institucional apresentará a discussão junto aos Preceptores, juntamente com a representante dos/as Preceptores/as.
    As respostas individuais ao formulário do pré-evento, sem os nomes e identificação dos respondentes, serão compartilhadas para os responsáveis das áreas do RP, para que os mesmos possam tomar ações mais pontuais a cada grupo de trabalho.

    Atenção: O evento é obrigatório a todos os participantes do Programa e a não participação deve ser devidamente justificada à Coordenação de área. O evento já contabiliza carga-horária prevista no âmbito das atividades do Programa/Projeto em que cada um está vinculado, portanto, não terá certificação e não necessita inscrição. Busque informação no contexto do grupo de trabalho da Área, via representante discente e Professor Orientador.

  • Bolsista selecionado para atuar em 2021 no Projeto de Ensino

    O Bolsista de Ensino selecionado para atuar na colaboração ao Projeto Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFPel, no ano de 2021, foi ERICK NUNES FERNANDES.

    Agradecemos aos outros participantes da seleção e qualquer dúvida sobre o resultado, enviar email para residenciapedagogica@ufpel.edu.br.

  • Seleção de Bolsista de Ensino para o Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFPel

    A Coordenação Institucional do PRP seleciona Bolsista de Ensino, com vigência de 17 de maio a 17 de dezembro de 2021, para contribuir com o Programa Residência Pedagógica da UFPel https://wp.ufpel.edu.br/residenciapedagogica/ . O valor da bolsa é de R$400,00 (quatrocentos reais) mensais, exceto maio e dezembro, cujo valor será de R$200,00 (duzentos reais).
    Inscrição via email: residenciapedagogica@ufpel.edu.br, até dia 11/05/2021, com envio do histórico escolar e do Currículo.
    A seleção se dará por entrevista via webconferência da UFPel, a partir das 16h do dia 12/05/2021.
    O bolsista indicado deverá, necessariamente:
    • estar matriculado em curso de Licenciatura da UFPEL, a partir do 4º semestre OU aluno matriculado em outros cursos de graduação, com experiência na colaboração/gestão em Projetos;
    • dispor de 20h semanais para se dedicar às atividades da bolsa;
    • não receber qualquer outro tipo de bolsa no âmbito da UFPEL, exceto os auxílios recebidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);
    • estar devidamente cadastrado e ativo em alguma modalidade de auxílio estudantil gerida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), o que comprova situação de vulnerabilidade social, OU ter ingressado na UFPel via acesso afirmativo para alunos/as negros/as, indígenas, quilombolas ou com deficiência.

    Atividades previstas:

    O bolsista atuará no período da bolsa em atividades que podem ter carga-horária reduzida ou ampliada, dependendo das demandas, conforme segue:
    1) Estudo e sistematização de referencial teórico de trabalhos acadêmicos (artigos, teses, dissertações) sobre Residência Pedagógica (~3 horas semanais);
    2) Acompanhamento de reuniões em videoconferência (ou presenciais) com coordenador do Projeto e com integrantes da equipe e com escrita inicial das atas (~2 horas semanais);
    3) Organização e realização de atividades que envolvem ações da coordenação institucional no Programa de Residência Pedagógica, em especial, ações de divulgação de atividades, realização de reuniões, eventos e atividades relacionadas ao Programa (~3 horas semanais);
    4) Atualização de site e a criação de um grupo de Facebook do Residência pedagógica da UFPel, com vinculação com Cursos e suas atividades e textos produzidos pelas diferentes áreas (~2 horas semanais);
    5) Avaliação de atividades do Residência Pedagógica, via reunião, eventos e/ou realização de questionários online, com acompanhamento de ações, de relatos, escritos e contribuições do Residência à formação profissional de professores, ao acompanhar as diferentes áreas de atuação (~8 horas semanais);
    6) Autoavaliação das atividades realizadas quanto a contribuições à sua atuação profissional, com escrita crítica e reflexiva, e elaboração de relatório das atividades, o que inclui a escrita e apresentação de trabalho no Congresso de Ensino de Graduação da UFPel (~2 horas semanais).
  • Nota sobre a homologação de novas inscrições ao Programa Residência Pedagógica – Edital 01/2021 – de fluxo contínuo

    Informamos que, no momento, não estaremos homologando as novas inscrições dos Residentes, em virtude do Ofício Circular nº 01/2021-DEB/CAPES, de 29 de abril de 2021, informando que o cadastro de novos bolsistas e de voluntários, nas modalidades de iniciação à docência e de residente, somente será permitido até o dia 10 de maio de 2021.

    Embora o referido ofício informe que existe a possibilidade de ocupar as cotas ociosas de iniciação à docência e de residente pelos voluntários já cadastrados, em períodos anteriores, na Plataforma Capes de Educação Básica, é sabido que o número máximo de voluntários que pode ser cadastrado na referida plataforma é de apenas seis alunos por cada núcleo de 24 bolsistas. Sendo assim, poderemos chegar ao fim do edital dos programas Pibid e RP, em 2022, com poucos licenciandos bolsistas, dada a impossibilidade de substituir aqueles que saírem dos programas por algum motivo (formatura, escolha por outra modalidade de bolsa, tempo máximo de 18 meses nos programas, trancamento de matrícula, desistência do programa, dentre outros).

    Nesse sentido, nos mobilizamos e solicitamos o seu apoio e engajamento para reversão imediata do Ofício Circular nº 1/2021-DEB/CAPES.  Você pode contribuir com: a coleta de assinaturas no abaixo-assinado: http://chng.it/PJs8cx2T;  no apoiando a mobilizações em redes sociais e manifestando-se contra os cortes e a favor da substituição de vagas, compartilhando ações já realizadas; criando vídeos, mensagens, posts em defesa dos programas e publicar em suas redes sociais com as hastags #FicaPibidRP e #MobilizaPibidRP