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    Notícias
  • Edital nº 21/2022 – Seleção de Professores das Escolas Básicas para o Programa de Residência Pedagógica – PRP/UFPel

    A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas e a Coordenação Institucional da Programa Residência Pedagógica da UFPel (PRP-UFPel), no âmbito do Projeto Institucional, em conformidade com a Portaria nº  82, de 26 de abril de 2022 – Regulamento do PRP e o Edital nº 24/2022 da CAPES, e os demais dispositivos regulamentares, tornam pública a abertura de inscrições ao processo de seleção para professores da Educação Básica para atuar no PRP-UFPel como Preceptores.

    Edital nº 21/2022 – seleção de Preceptores(as) – PRP/UFPel

  • Edital nº. 19/2022 – Seleção em Fluxo Contínuo de Alunos das Licenciaturas da UFPel para o Programa de Residência Pedagógica – PRP/UFPel

    A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas e a Coordenação Institucional do PRP-UFPel, no âmbito do Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica (PRP), em conformidade com a Portaria nº 82, de 26 de abril de 2022 – Regulamento do PRP e com o Edital nº 24/2022 da CAPES, e demais dispositivos regulamentares, tornam pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de “discentes residentes” do PRP-UFPel.

    Edital fluxo contínuo de seleção de Residentes do PRP UFPEL

    Conforme o edital, disponível no link acima, as inscrições são efetuadas no formulário formulário
    online: https://forms.gle/UChKJEXqAkRg6k9k8

    Estima-se que o início do processo de seleção ocorra assim que a CAPES divulgar o resultado final do Edital 24/2022 do  PRP (na primeira quinzena de setembro de 2022).

  • Questionário de Interesse para Escolas no Pibid e no Residência Pedagógica da UFPel

    Prezada Direção escolar,

    Este formulário (https://forms.gle/DF4iDcbdZC5zYyrY8) visa a articulação entre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com as redes de educação básica. Para tanto, inicialmente, descrevemos cada um dos programas:

    PIBID: O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura (que estão cursando a primeira metade da graduação) sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. O projeto institucional de iniciação à docência na UFPEL vem sendo atualizado a cada novo edital, desde o lançamento do Programa em 2007, sempre prezando pela qualidade das ações, com compromisso e respeito com as escolas públicas parceiras. Em 2022 o Pibid-UFPel manterá os eixos norteadores: a) Eixo transversal de formação didático-pedagógica geral e b) Eixo transversal de formação didático-pedagógica integrada. As estratégias de trabalho são em prol da valorização do trabalho docente e qualificação da formação inicial e continuada dos professores. Tem a escola pública como um importante espaço formativo, na qual os princípios e as teorias presentes nos cursos de licenciatura são articulados com as práticas vivenciadas pelos supervisores, considerados como coformadores neste processo. A proposta do projeto conta com as seguintes áreas de conhecimento: Artes (Artes Visuais, Dança, Teatro e Música); Biologia; Educação Física; Filosofia; Geografia; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia (Educação Infantil); Química/Física; Ciências Sociais.

    Programa Residência Pedagógica (RP): O Projeto institucional do PRP na UFPel tem o objetivo de aprimorar a formação inicial de licenciandos da UFPel – futuros professores. Para tal, há o planejamento de atividades de ensino, por meio de estudos e de atividades que estimulem a articulação entre a teoria e a prática nos cursos de Licenciatura, promovendo a imersão do licenciando nas escolas e nas Redes públicas de Educação Básica. A atuação conta com a residência de licenciados matriculados a partir do 5º semestre do Curso. O PRP será implementado com base nas seguintes ações: I) Estudo: preparação da equipe, com formação e reuniões; leitura e estudo de documentos oficiais, de metodologias e concepções de ensino; a ambientação na escola, com observações, registros, relatos e estudo do e no contexto escolar; II) Planejamento: elaboração de atividades de ensino, de seminários, de oficinas, de planos de aula, de materiais didáticos, etc., articulado a demandas do estudo, da escola e a dos professores;  III) Regência: atividades em sala de aula, de forma individual e/ou coletiva, ministrando conteúdos em sala de aula ou realizando atividades de intervenção pedagógica, como oficinas, exercícios e orientações de atividades extraclasse, de temas e de conteúdos, com uso de diferentes metodologias e recursos, a partir do acompanhamento e da orientação do Preceptor e Docente Orientador; e IV) Pesquisa: registros, elaboração de diários, relatos de experiência e/ou relatórios, avaliação das experiências, com escrita (crítica) dos materiais e das atividades realizadas e socialização das atividades. O Projeto contempla o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em escolas públicas estaduais e municipais, a partir de atividades vinculadas aos Cursos de Licenciatura em: Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Dança; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Música; Pedagogia; Química; e Teatro.

    Este questionário subsidiará a CRE e a SMED na habilitação das escolas e das áreas na Plataforma Capes de Educação Básica. Somente participarão da seleção de supervisores e preceptores aquelas escolas que estiverem habilitadas. Em virtude das propostas dos Projetos Pibid e RP da UFPel e, em especial, aos prazos para cadastro de escolas interessadas, necessitamos da manifestação sobre o interesse em participar em um ou nos dois Programas, bem como sobre as Áreas com professores legíveis e interessados até dia 26/08/2022.

    O professor selecionado para supervisor ou para preceptor receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais). Para receber a bolsa o professor não poderá receber bolsa por período superior a 96 meses, considerada a participação na mesma modalidade, em qualquer subprojeto ou edição destes programas.
    Os participantes não poderão atuar simultaneamente nos programas Pibid e Residência Pedagógica, ainda que sem o recebimento de bolsa.
    É vedado ao supervisor (Pibid) e ao preceptor (RP) receber bolsa ou auxílio da Capes ou de outra instituição pública de fomento ao ensino e pesquisa (FNDE, por exemplo).
    Maiores informações ver o Regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: Portaria Capes nº 82 (do PRP) https://wp.ufpel.edu.br/residenciapedagogica/documentos/ e 83 (do PIBID) https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3896/portaria-capes-n-83, que regulamentam os Programas.

  • Agradecimento e solicitação de avaliação do PRP pelas Equipes diretivas das escolas parceiras

    A equipe de trabalho do Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFPel agradece por todo o carinho, a atenção e a contribuição na formação de nossos(as) licenciandos(as). Agradecemos por terem acreditado, apostado e contribuído com o Programa, com os(as) Professores(as) orientadores(as), os(as) Preceptores(as)/Professores(as) das escolas e os(as) Residentes que assumiram o compromisso com as atividades que se fizeram presentes nas escolas, de novembro de 2020 ao final de maio de 2022.

    O Projeto institucional, do Edital 01/2020 da CAPES se encerra, mas desejamos poder retomar o trabalho na nova versão do Edital 24/2022 da CAPES, a partir de novos editais de seleção de Residentes e de Preceptores(as).

    Ainda, solicitamos que as equipes diretivas possam fazer uma avaliação do PRP da UFPel, no formulário disponível no link de Avaliação. As perguntas são uma forma de fazer um acompanhamento das percepções individuais das escolas parceiras, bem como para mobilizar a avaliação do Programa no âmbito da UFPel. A avaliação será socializada e considerada pela nova equipe de trabalho do PRP da UFPel, a qual submeteu um novo Projeto institucional para avaliação da CAPES.

  • Aberta seleção para Coordenadores Institucionais do PIBID e de Residência Pedagógica

    A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (PRE/UFPel) torna público o Edital NUPROP nº 07/2022 para a seleção dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP). As inscrições poderão ser realizadas até 10 de maio, através do link https://forms.gle/yPNdXadybU3oxLUL8.

    Para mais informações, acesse a íntegra do Edital: SEI_23110.015010_2022_11

  • Formulário para a avaliação do 1° Seminário de Integração PIBID e RP – UFPel

    Desde já, agradecemos a todos, todas e todes que contribuíram com o evento!

    A gravação da Mesas de Abertura e de Encerramento ficarão disponíveis nos canais oficiais da UFPEL, conforme segue abaixo:

    Abertura (21/03/2022): YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=MZR8fQFi4wA  ou Facebook: https://www.facebook.com/100814163298407/posts/5066957003350740/

    Encerramento (23/03/2022): YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=tvNlg3FuslM ou Facebook: https://www.facebook.com/100814163298407/posts/5079761938736913/ 

    Ainda, gostaríamos de solicitar que realizem o preenchimento do formulário para a avaliação do 1° Seminário de Integração PIBID e RP – UFPel e 8° Seminário PIBID-UFPel – Avaliações e Projeções dos Programas de Formação de Professores – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIrVsamFaWjVY2ThCBAdJ3sx-vm6T95bkdkuy7rHHaiBu9SQ/viewform

    Seguimos com as atividades do Programa Residência Pedagógica nas escolas parceiras, até encerramento do Módulo III!

     

  • 1° Seminário de Integração PIBID e RP – UFPel e 8° Seminário PIBID-UFPel – Avaliações e Projeções dos Programas de Formação de Professores

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Programa Residência Pedagógica realizarão entre os dias 21 e 23 de março o “1° Seminário de Integração PIBID e RP – UFPel e 8° Seminário PIBID-UFPel – Avaliações e Projeções dos Programas de Formação de Professores”.
    Com este evento, pretende-se realizar uma avaliação profunda dos programas de formação de professores na UFPEL, bem como refletir sobre o futuro destas políticas públicas nos próximos anos, em nossa instituição.
    Teremos, na mesa de abertura, dia 21/03, às 14 horas, a palestra da Prof.ª Dr.ª Cristiane Antônia Hauschild Johann, professora da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) e Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Pibid e Residência Pedagógica (FORPIBID-RP).
    Nos dias 21 e 22 acontecerão as salas de discussão, conforme documento em atualização, disponível no link https://1drv.ms/w/s!AgW4kSh0efFOgYgQ7cFAIdbjLX6Y7w?e=3zliSA, ou clicando AQUI, organizadas pelos participantes do Pibid e RP, estudantes, professores da rede e professores da UFPEL, com foco na avaliação e integração dos programas. As pré-inscrições para as salas de discussão ainda poderão ser efetuadas até a sexta-feira (18/03/2022), pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwT0Dw3IrbFI2YqTacqK-9kuswyhJoWA7bFhKwz2GBOLcrNg/viewform.
    No dia 23, às 19 horas, teremos a Mesa de Encerramento com representantes de cada segmento dos participantes do Pibid e RP, trazendo a síntese das discussões.
    As Mesas de Abertura e de Encerramento terão transmissão ao vivo, pelos canais oficiais da UFPEL.

    Abertura: YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=MZR8fQFi4wA  ou Facebook: https://www.facebook.com/100814163298407/posts/5066957003350740/

    Encerramento: YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=tvNlg3FuslM ou Facebook: https://www.facebook.com/100814163298407/posts/5079761938736913/