Questionário de Interesse para Escolas no Pibid e no Residência Pedagógica da UFPel

Prezada Direção escolar,

Este formulário (https://forms.gle/DF4iDcbdZC5zYyrY8) visa a articulação entre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com as redes de educação básica. Para tanto, inicialmente, descrevemos cada um dos programas:

PIBID: O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura (que estão cursando a primeira metade da graduação) sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. O projeto institucional de iniciação à docência na UFPEL vem sendo atualizado a cada novo edital, desde o lançamento do Programa em 2007, sempre prezando pela qualidade das ações, com compromisso e respeito com as escolas públicas parceiras. Em 2022 o Pibid-UFPel manterá os eixos norteadores: a) Eixo transversal de formação didático-pedagógica geral e b) Eixo transversal de formação didático-pedagógica integrada. As estratégias de trabalho são em prol da valorização do trabalho docente e qualificação da formação inicial e continuada dos professores. Tem a escola pública como um importante espaço formativo, na qual os princípios e as teorias presentes nos cursos de licenciatura são articulados com as práticas vivenciadas pelos supervisores, considerados como coformadores neste processo. A proposta do projeto conta com as seguintes áreas de conhecimento: Artes (Artes Visuais, Dança, Teatro e Música); Biologia; Educação Física; Filosofia; Geografia; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia (Educação Infantil); Química/Física; Ciências Sociais.

Programa Residência Pedagógica (RP): O Projeto institucional do PRP na UFPel tem o objetivo de aprimorar a formação inicial de licenciandos da UFPel – futuros professores. Para tal, há o planejamento de atividades de ensino, por meio de estudos e de atividades que estimulem a articulação entre a teoria e a prática nos cursos de Licenciatura, promovendo a imersão do licenciando nas escolas e nas Redes públicas de Educação Básica. A atuação conta com a residência de licenciados matriculados a partir do 5º semestre do Curso. O PRP será implementado com base nas seguintes ações: I) Estudo: preparação da equipe, com formação e reuniões; leitura e estudo de documentos oficiais, de metodologias e concepções de ensino; a ambientação na escola, com observações, registros, relatos e estudo do e no contexto escolar; II) Planejamento: elaboração de atividades de ensino, de seminários, de oficinas, de planos de aula, de materiais didáticos, etc., articulado a demandas do estudo, da escola e a dos professores;  III) Regência: atividades em sala de aula, de forma individual e/ou coletiva, ministrando conteúdos em sala de aula ou realizando atividades de intervenção pedagógica, como oficinas, exercícios e orientações de atividades extraclasse, de temas e de conteúdos, com uso de diferentes metodologias e recursos, a partir do acompanhamento e da orientação do Preceptor e Docente Orientador; e IV) Pesquisa: registros, elaboração de diários, relatos de experiência e/ou relatórios, avaliação das experiências, com escrita (crítica) dos materiais e das atividades realizadas e socialização das atividades. O Projeto contempla o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em escolas públicas estaduais e municipais, a partir de atividades vinculadas aos Cursos de Licenciatura em: Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Dança; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Música; Pedagogia; Química; e Teatro.

Este questionário subsidiará a CRE e a SMED na habilitação das escolas e das áreas na Plataforma Capes de Educação Básica. Somente participarão da seleção de supervisores e preceptores aquelas escolas que estiverem habilitadas. Em virtude das propostas dos Projetos Pibid e RP da UFPel e, em especial, aos prazos para cadastro de escolas interessadas, necessitamos da manifestação sobre o interesse em participar em um ou nos dois Programas, bem como sobre as Áreas com professores legíveis e interessados até dia 26/08/2022.

O professor selecionado para supervisor ou para preceptor receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais). Para receber a bolsa o professor não poderá receber bolsa por período superior a 96 meses, considerada a participação na mesma modalidade, em qualquer subprojeto ou edição destes programas.
Os participantes não poderão atuar simultaneamente nos programas Pibid e Residência Pedagógica, ainda que sem o recebimento de bolsa.
É vedado ao supervisor (Pibid) e ao preceptor (RP) receber bolsa ou auxílio da Capes ou de outra instituição pública de fomento ao ensino e pesquisa (FNDE, por exemplo).
Maiores informações ver o Regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: Portaria Capes nº 82 (do PRP) https://wp.ufpel.edu.br/residenciapedagogica/documentos/ e 83 (do PIBID) https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3896/portaria-capes-n-83, que regulamentam os Programas.

Publicado em 22/08/2022, na categoria Notícias.