Início do conteúdo
    Notícias
  • Evento de Integração entre os Programas Residência Pedagógica (PRP) e Iniciação à Docência (PIBID)

    Neste evento, a proposta é que cada Subprojeto, de cada um dos Programas (PIBID e PRP), submeta UM trabalho para compartilhar alguma ação específica ou para fazer o relato de ações desenvolvidas no contexto do seu grupo de trabalho.

    As inscrições de trabalhos ocorrem no link: https://forms.gle/LPmxyerNhncdNCdT6 até dia 20/04/2024.

    Cada apresentação terá duração de 15 minutos, seguida de 5 minutos para perguntas e discussões.

    As sessões de apresentação serão gravadas, e serão disponibilizadas na página do Programa Residência Pedagógica (PRP) – https://wp.ufpel.edu.br/residenciapedagogica/, como forma de registro do evento e das ações desenvolvidas no PRP e no PIBID.
    As atividades do evento e a ordem de apresentação serão disponibilizados no link: Evento de Integração
    O evento se dará no formato online.
    Abertura – dia 25/04, 19h.
    Apresentações – dia 26/04, entre os turnos da manhã, tarde e noite.
    Mostra de trabalhos do Pibid – dia 27/04.

    Observações:

    O evento será aberto para toda a comunidade universitária, em especial, os integrantes do PIBID e PRP, escolas parceiras e os licenciandos da UFPel.
    O evento soma-se às atividades previstas pelo Programa Residência Pedagógica.
    Será fornecido certificado, apenas, aos apresentadores de trabalho, não necessitando de inscrição para ouvintes.
    Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail: residenciapedagogica@ufpel.edu.br
  • Os Programas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica participam de Evento Nacional das Licenciaturas

    Integrantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) e do PRP (Programa Residência Pedagógica) da UFPel participaram entre os dias 06 e 08 de dezembro de 2023 no  IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, que ocorreu na UNIVATES, em Lajeado/RS.

    O evento contou com atividades presenciais e online, tendo o objetivo de “promover um espaço de diálogo entre professores(as) da educação básica e professores(as) do ensino superior, licenciandos(as), pesquisadores(as), pós-graduandos(as)  e demais profissionais da educação, a partir de debates com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da educação básica”. Durante o evento, as discussões envolveram as políticas educacionais atuais, especificamente aquelas com impactos na formação  inicial e continuada de professores(as), a exemplo do Novo Ensino Médio, a BNCC, as diretrizes de formação de Professores(as), e o papel dos programas PIBID e Residência Pedagógica na formação.

    Nesse sentido, a participação permitiu a formação dos integrantes dos Programas e a visibilidade das atividades da UFPel, seja pela participação em minicursos, oficinas, palestras e em Reuniões DEB/Capes, seja por ministrar oficinas, apresentação de comunicações científicas e de relatos de experiências da Coordenação institucional, de Coordenadores de área, de Professores da Educação básica, de residentes e de pibidianos que se inscreveram na modalidade online e/ou presencial do evento.

    Mais informações sobre o evento estão disponíveis em https://www.enalic.com.br/.

    Registro de parte da delegação participante no Evento, na modalidade presencial:

  • EDITAL 19/2022/PRE – Homologação e entrevistas de Residentes – seleção 008 – novembro/dezembro de 2023

    A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas e a Coordenação Institucional do Programa de Residência Pedagógica da UFPel, de acordo com o Edital nº 19/2022, tornam pública as inscrições homologadas e os horários das entrevistas da seleção em fluxo contínuo de alunos das licenciaturas da UFPel para o Programa de Residência Pedagógica (PRP), seleção nº 008,Homologados e agendamento de entrevistas PRP – seleção 008

  • Trabalhos apresentados na 9ª SIIEPE

    O Programa Residência Pedagógica da UFPel agradece a toda a equipe que apresentou mais de 50 trabalhos na 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE). Em breve, eles estarão disponíveis na ´página do Programa: https://wp.ufpel.edu.br/residenciapedagogica/subprojetos/, junto a outras produções do grupo.

    Ainda, o Programa gostaria de agradecer a todos(as) os(as) apresentadores(as) dos trabalhos selecionados como destaque das salas de discussão:

    Nome do(a) Apresentador(a) Orientador(a) Título do trabalho
    PIETRA CAZEIRO CORREA Marcelo Silva da Silva RELATO DO PRIMEIRO TRIMESTRE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA TURMA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    NATHALIA VITORIA REINEHR Eduardo Marks de Marques O USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE DO NÚCLEO LÍNGUA INGLESA
    JOAO PEDRO DA CUNHA MACHADO Fábio André Sangiogo ATUAÇÃO DO BOLSISTA DE ENSINO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFPEL
    LARISSA AZEVEDO DA SILVA Lisiane Sias Manke HISTÓRIA DA BRUXARIA E SUAS REPRESENTAÇÕES: OFICINAS OFERTADAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.
    JEAN DORNELLES CHAGAS Luciana E. Lozada Tenório DANÇANDO NA ESCOLA: RELATO SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NÚCLEO ARTE – UFPEL
    PABLO PEREIRA GULARTE Marcelo Silva Da Silva DESAFIOS E APRENDIZADOS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL
    JULIANA GOULART NOGUEIRA Vera Lúcia Bobrowski RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO E DE PESQUISAS AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
    FERNANDA MACHADO Marco Aurélio da Cruz Souza EXPERIMENTOS CRIATIVOS NAS PROPOSTAS DO RESIDENCIA PEDAGÓGICA
    SAMANTHA CARDOSO ALVES Rafael Cavagnoli DESAFIOS E CONQUISTAS NA REGÊNCIA DE TURMAS DE CURSO EM TÉCNICO SUBSEQUENTE
    KERLEN BRUNA GONÇALVES MARTINS Bruno Nunes Batista A INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA
    LUISA DA COSTA SILVA GALLAS Eduardo Marks de Marques USANDO O CHATGPT PARA CRIAÇÃO DE PLANO DE AULA PARA UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA
    SOFIA GIGLIO PIRES Lisiane Sias Manke CARA A CARA: OS JOGOS E O ENSINO DE HISTÓRIA
    LETICIA BORGES SILVEIRA MARIA SIMONE DEBACCO APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR REFLEXIVO A PARTIR DO USO DO MATERIAL CONCRETO
    LIDIANE AFFONSO DE OLIVEIRA Luiz Alberto Brettas UTILIZANDO JOGOS COM MATERIAL CONCRETO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    NATÁLIA AMOZA DE AGUIAR Vera Lucia Bobrowski MAPA MENTAL COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Isso mostra a importância do Programa, da relação entre Escolas e Universidade, da relação teoria e prática, das interações entre licenciandos(as), Preceptores(as) e Docentes orientadores(as)!

  • Galeria de fotos

    ATIVIDADES E PALESTRAS COM CONVIDADOS

    (mais…)

  • FIESERB e ENALIC

    Gostaríamos de fazer a ampla divulgação do V Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica (FIESEB). O evento, que acontecerá no dia 10 de novembro, abordará o tema “Interlocuções possíveis pensando o novo Plano Nacional de Educação: Currículos, projetos e programas que interlaçam escola e universidade.”. Para acesso a outras informações e para inscrição às atividades, acesse: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2023/11/01/inscricoes-abertas-para-o-v-forum-de-integracao-entre-ensino-superior-e-educacao-basica-fieseb/

    Ainda, com vistas de fazer um levantamento dos interessados a ir no IX ENALIC, em Lajeado (IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA), solicitamos o preenchimento do formulário até o dia 13/11/2023: https://forms.gle/TdE3fsy3zJdJ7SrU6.