Nota sobre a homologação de novas inscrições ao Programa Residência Pedagógica – Edital 01/2021 – de fluxo contínuo

Informamos que, no momento, não estaremos homologando as novas inscrições dos Residentes, em virtude do Ofício Circular nº 01/2021-DEB/CAPES, de 29 de abril de 2021, informando que o cadastro de novos bolsistas e de voluntários, nas modalidades de iniciação à docência e de residente, somente será permitido até o dia 10 de maio de 2021.

Embora o referido ofício informe que existe a possibilidade de ocupar as cotas ociosas de iniciação à docência e de residente pelos voluntários já cadastrados, em períodos anteriores, na Plataforma Capes de Educação Básica, é sabido que o número máximo de voluntários que pode ser cadastrado na referida plataforma é de apenas seis alunos por cada núcleo de 24 bolsistas. Sendo assim, poderemos chegar ao fim do edital dos programas Pibid e RP, em 2022, com poucos licenciandos bolsistas, dada a impossibilidade de substituir aqueles que saírem dos programas por algum motivo (formatura, escolha por outra modalidade de bolsa, tempo máximo de 18 meses nos programas, trancamento de matrícula, desistência do programa, dentre outros).

Nesse sentido, nos mobilizamos e solicitamos o seu apoio e engajamento para reversão imediata do Ofício Circular nº 1/2021-DEB/CAPES.  Você pode contribuir com: a coleta de assinaturas no abaixo-assinado: http://chng.it/PJs8cx2T;  no apoiando a mobilizações em redes sociais e manifestando-se contra os cortes e a favor da substituição de vagas, compartilhando ações já realizadas; criando vídeos, mensagens, posts em defesa dos programas e publicar em suas redes sociais com as hastags #FicaPibidRP e #MobilizaPibidRP

Publicado em 05/05/2021, na categoria Notícias.