A UFPel está retornando ao assento no Comitê Estadual da Educação do Campo, importante espaço de participação institucional criado em 2012 e, recentemente, reativado pela SEDUC/RS.

Com o objetivo de promover ambientação e troca de informações administrativas e de acompanhamento técnico para o desempenho da função de representação, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) desenvolveu atividade de integração nesta terça-feira (4), com a presença das servidoras Profª Lilian Lorenzato Rodrigues (FAE), que exercerá a titularidade, e Profª Vânia Grim Thies (FAE), suplente.

O Comitê atua em caráter colaborativo na formulação, implementação e acompanhamento das políticas de educação do campo no estado do Rio Grande do Sul, é composto por vinte e sete representantes de órgãos e entidades da administração pública, convidados dos movimentos sociais, sindicatos e entidades com notória atuação e reflexão nas questões relativas à Educação do Campo, e presidido pelo representante da Secretaria da Educação/RS.

A instituição do coletivo se justifica pela necessidade de atender demandas específicas do estado e dos municípios, assim como das organizações não governamentais e movimentos sociais. Tem sua base de ação no atendimento ao contido na Carta do Rio Grande do Sul para a Educação do Campo (2004), bem como às orientações da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

A atuação vincula-se, também, à necessidade de apoio e acompanhamento ao processo de implementação e execução das políticas e ações decorrentes do Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA.

Para outras informações sobre a representação contatar: representa@ufpel.edu.br e, para conhecer as atribuições do Comitê Estadual de Educação do Campo/RS, acessar DEC 49.861 DEC 49.861_2012.