Produção de Face Shildes

A Face Shield, como é chamado esse Equipamento de Proteção Individual (EPI), está sendo produzida pelo projeto de extensão “Fabricação Digital e Prototipagem Rápida” do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel. A ação extensionista de enfrentamento à pandemia modernizou uma das tradições do curso – a maquetaria, e já testa a fabricação de novos…

Unidades de Suporte ao Isolamento Voluntário

O projeto propôs um sistema de equipamentos públicos voltado à complementação das estratégias de enfrentamento e contenção da pandemia de Covid19 na cidade de Pelotas. A proposta tomou como pressuposto a constatação de que a qualidade do espaço habitado, em suas múltiplas escalas, deve ser considerada como uma questão de saúde pública e, portanto, não…

PET Arquitetura e Urbanismo na 6ª SIIEPE

Alunos do Grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Arquitetura e Urbanismo apresentaram na 6ª Semana Integrada de Inovação Ensino e Pesquisa da UFPel trabalhos derivados de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos ao longo do ano de 2020. As limitações impostas pela pandemia da Covid19 exigiram a revisão de todas as atividades previstas pelo…

NAUrb apresenta artigo na 6ª Siiepe

O laboratório NAUrb (Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo) desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de ensino de arquitetura, envolvendo os temas relações Ambiente- Comportamento e Habitação de Interesse Social. Para contribuir no combate ao coronavírus, através de ações coordenadas pela REDELAB (Rede de Laboratórios da UFPel), o NAUrb ficou responsável…

LABCEE e LINSE apresentam dois artigos na 6ª SIEEPE

O Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) e o Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (LINSE) atuam conjuntamente na busca de combater os efeitos do coronavírus, através de ações coordenadas pela REDELAB (Rede de Laboratórios da UFPel). A elaboração de orientações com relação à ventilação natural dos ambientes, para fins de higienização…

Entrega de Protetores desenvolvidos pelo GEGRADI

O GEGRADI, no dia 16 de novembro, fez a sua primeira entrega de protetores faciais na condição de integrante da Rede de Laboratórios e Coletivos de combate a COVID-19, todos eles produzidos por corte a laser. Anteriormente, nos meses de abril e maio, já haviam sido produzidos por voluntários alunos, ex-alunos e bolsistas do GEGRADI/FAURB,…

LabCom Café (30/10 às 16h)

Nesta sexta-feira, dia 30 de outubro de 2020, às 16 horas via GoogleMeet o LabCom realizará mais um debate sobre como promover a acolhida de refugiados e migrantes para além da pandemia. Nesse debate estarão presentes os seguintes convidados: João Granja – atua na Relatoria sobre os Direitos das Pessoas Migrantes da Comissão Interamericana de…

Suldesign Estúdio desenvolve a marca REDELAB

Com objetivo de padronizar as ações integradas deste projeto que mobiliza 17 laboratórios da Universidade foi desenvolvida pelo Suldesign Estúdio a marca oficial do REDELAB – rede de laboratórios da UFPel. A concepção da marca foi orientada para apresentar equilíbrio e harmonia visual quando aplicada junto com as marcas dos outros laboratórios integrantes. Ela seguiu…

Sketchers Urbanos desenvolve folheto sobre proteção contra o coronavírus

O grupo Sketchers Urbanos junto ao projeto REDELAB desenvolveu um folheto para a educação ambiental urbana frente à Covid-19 que já está sendo distribuído nas comunidades carentes. Este material contém informações básicas sobre a doença, maneiras de se proteger em relação ao vírus, além de brincadeiras para alegrar o público infantil. Foi todo elaborado em…