Unidades de Suporte ao Isolamento Voluntário

O projeto propôs um sistema de equipamentos públicos voltado à complementação das estratégias de enfrentamento e contenção da pandemia de Covid19 na cidade de Pelotas. A proposta tomou como pressuposto a constatação de que a qualidade do espaço habitado, em suas múltiplas escalas, deve ser considerada como uma questão de saúde pública e, portanto, não poderia ser deixado de lado na definição de estratégias e ações voltadas à redução do ritmo do contágio no contexto local, especialmente nas periferias.

Nesse sentido, a partir da análise de dados e mapas disponibilizados pela Prefeitura de Pelotas, da identificação de zonas críticas que combinam precariedade habitacional e índices elevados de casos de Covid19 e do reconhecimento de experiências bem-sucedidas no cenário nacional, foi desenvolvido o projeto para um sistema de equipamentos públicos destinados ao isolamento voluntário de pessoas com diagnóstico positivo para Covid19 que apresentem sintomas leves e assintomáticos.

Compreendendo essencialmente a articulação, adaptação e qualificação de equipamentos existentes – escolas e UBS- seu objetivo foi oferecer um ambiente adequado para suporte ao isolamento social voluntário para aqueles pacientes que considerem que sua casa não apresenta as melhores condições para seu bem-estar e para a segurança de seus familiares.

O processo de desenvolvimento do projeto, metodologia adotada e discussão de seus resultados foram publicadas na seção “Extensão in Loco” da revista Expressa Extensão (e-ISSN 2358-8195), número 1, volume 26, ano de 2021. (Link para o texto)

O projeto também foi apresentado em um concurso público de arquitetura organizado pelo CAU-RS que teve como tema Casa Saudável, Cidade Saudável: equipamentos públicos.

Equipe responsável:

• Prof. Dr. André de Oliveira Torres Carrasco – professor Adjunto da FAUrb / UFPel
  • Flávia Pagnoncelli Galbiatti – mestranda Prograu / FAUrb / UFPel
  • Rodolfo Barbosa Ribeiro – mestrando Prograu / FAUrb / UFPel