NAUrb apresenta artigo na 6ª Siiepe

O laboratório NAUrb (Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo) desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de ensino de arquitetura, envolvendo os temas relações Ambiente- Comportamento e Habitação de Interesse Social.

Para contribuir no combate ao coronavírus, através de ações coordenadas pela REDELAB (Rede de Laboratórios da UFPel), o NAUrb ficou responsável pelo mapeamento de áreas de fragilidade socioespacial de baixa renda em Pelotas. A partir da necessidade de buscar ferramentas de combate e desaceleração do contágio da COVID_19, entende-se como fundamental compreender de que forma está acontecendo essa propagação.

O artigo submetido e aprovado no Congresso de Extensão e Cultura do 6ª SIEEPE – Semana Integrada/UFPel 2020, relata o desenvolvimento do mapeamento de áreas de fragilidade socioespacial, determinadas a partir da análise de bases sociais – renda, densidade, ocupação por domicílio -, e espacial, enquanto ambiente construído, condições da moradia, regularidade da posse, infraestrutura urbana e condicionantes ambientais.

Este trabalho pode ser acessado no youtube através do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ELrn7MhoNOQ&t=6s

O trabalho foi desenvolvido pela acadêmica Anelize Souza Teixeira (apresentadora) e pelos estudantes da pós graduação Flávia Pagnoncelli Galbiatti e Rodolfo Barbosa Ribeiro, com orientação da professora Nirce Saffer Medvedovski.