Frei David participa de atividade na UFPel

Foi realizada a atividade “Fraudes e sucessos nas ações afirmativas” no saguão do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. O evento contou com a presença dos membros do projeto “Cotas: um diálogo afirmativo entre a universidade e a escola”. Quem realizou a fala que constribuiu com o debate foi o Frei David, membro da organização EDUCAFRO. Ele começou a intervenão com a afirmação do sucesso da política de cotas, comprovada por inúmeras pesquisas que demonstram o desempenho e a realidade dos estudantes cotistas. Em segundo lugar, o Frei direcionou sua fala para os casos de fraudes e desvios. Segundo o Frei “As cotas estão ameaçadas por falta de monitoria e avaliação”. Passou pelo relato de técnicas e tentativas de fraude, lembrando que é de responsabilidade das universidade e reitorias a implementação de comissões de verificação dessa política. Elogiou também a Universidade Federal de Pelotas por ser uma das poucas Instituições de Ensino Superior (IES) a implementar tal comissão (segundo o Frei, pelo menos 10 IES possuem essa instância implementada).

O evento vem no embalo da criação de comissão de combate a essas fraudes no ingresso por cotas na UFPel. Recentemente, essa comissão indentificou pelo menos 27 casos na Faculdade de Medicina em que os ingressantes por essa política o fizeram de forma fraudulenta, ou seja, ingressaram indevidamente pelo meio de um sistema que deveria ser para uma população específica. A política de cotas são uma conquista do povo negro, pois faz parte de uma reparação histórica necessária. Uma fraude nesse sistema é muito grave, pois representa o roubo de um direito conquistado.

img_2151 img_2154 img_2155 img_2158 img_2164 img_2178 img_2188