Projeto da UFPel participa do “Africanidades e Educação Básica”

wp_20160825_009

A Secretaria Municipal de Educação de Pelotas promoveu o seminário “Africanidades e Educação Básica: VI Formação em Rede”. O evento foi realizado no auditório do Colégio Municipal Pelotense nas manhã e tarde do dia 25 de agosto. Segundo a SMED, a atividade foi direcionada para “coordenadores pedagógicos, professores da educação infantil, do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA)”

O evento contou com a sensibilização da Professora Marielda, que tratou da importância de se trabalhar a temática étnico-racial em sala de aula. O Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra também se fez presente na figura do Professor Fábio Gonçalves que falou das políticas de reparação histórica, não devendo nunca ser confundidas com privilégios. A fala do professor serivu de introdução à participação dos membros do projeto “Cotas: um diálogo afirmativo entre a universidade e a escola”.

wp_20160825_010

Segundo a apresentação, o projeto surge da constatação de que as vagas para pretos, pardos e indígenas na UFPel não estavam sendo preenchidas. Ou seja, havia uma grande desinformação sobre o tema na região, o que criou a necessidade do projeto. Portanto, seu principal objetivo é levar informação sobre a lei e sobre as políticas de ações afirmativas aos estudantes e profissionais do ensino da região. A participação no Africanidades se preocupou em esclarecer o funcionamento da Lei de Cotas e de mostrar a importância dessas informações circularem em sala de aula. Foi feito também um convite às escolas presentes para que participem do projeto, estebelecendo assim o clima de diálogo entre a Universidade Federal de Pelotas e as escolas da região.

O Seminário também contou com uma oficina de cabelos afro e uma palestra sobre a cultura Kaingang. Os indígenas compareceram ao seminário e puderam expor sua arte, no final a eles foram doados os alimentos arrecadados durante o evento.
wp_20160825_001