Solicitações de matrícula, serão possíveis mediante comprovante de vacinação

Informe para todos os alunos Regulares e os Especiais,

Passaporte vacinal

Por determinação do Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas, o acesso às dependências da UFPel está condicionado à apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 enquanto durar a pandemia causada pelo coronavírus. A disposição é válida para estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados e público em geral.

O comprovante poderá ser solicitado a qualquer tempo, nas portarias de prédios da Universidade ou durante a permanência em espaços físicos da instituição. Poderão ser apresentadas a carteira de vacinação digital, disponível na plataforma ConecteSUS, do Sistema Único de Saúde, sendo este o preferencial, ou a caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado emitido por instituição governamental brasileira quando da vacinação. Será considerado o esquema vacinal completo, ou seja, composto por, no mínimo, duas doses.

O passaporte também está sendo requisitado para o processo de confirmação de matrícula. Para tanto, os estudantes devem cadastrados em seu perfil no cobalto o comprovante de vacinação. Para cadastra-lo, deve-se acessar a opção “Perfil” no Cobalto e clicar na aba “Vacinação COVID-19”. Ali deve ocorrer o upload do arquivo, com o posterior comando de adicionar. Matrículas em disciplinas presenciais cujos alunos não realizem o cadastro serão automaticamente trancadas.

Exceção será aberta para pessoas com contraindicação médica para as vacinas existentes no mercado; nesse caso, deverá ser mostrado atestado médico justificando a não imunização. Para acesso de pessoas não vacinadas, será necessária apresentação de laudo relativo a exames negativos ao coronavírus do tipo RT-PCR ou de antígeno realizados até 72 horas antes.

Aplicativo

Aliado à exigência do passaporte vacinal e ao rastreamento de contatos, uma ferramenta do sistema acadêmico Cobalto, composta por um breve questionário de três perguntas, avalia as possibilidades individuais de transmissão do coronavírus. A ideia é que a ferramenta seja utilizada diariamente por estudantes e servidores da UFPel antes mesmo de saírem de casa.

Após as respostas, o aplicativo trará o resultado na forma de sinais verde ou vermelho: o primeiro significa que a pessoa está apta a acessar os ambientes da UFPel; no caso do segundo, a orientação é que o estudante ou servidor permaneça em casa e entre imediatamente em contato com o Disque Covid para possível rastreamento de contatos.

Assim como o passaporte vacinal, o sinal verde do aplicativo pode ser solicitado para acesso às dependências da Universidade, por isso a orientação de que as perguntas sejam respondidas antes do deslocamento à UFPel.

O questionário, no entanto, não é uma ferramenta de diagnóstico; no entanto, permite o encaminhamento para uma análise mais personalizada de cada caso, a ser feita pelo Disque Covid, serviço de informações e monitoramento de casos da doença na Universidade.

A ferramenta pode ser acessada por meio do aplicativo do sistema Cobalto, na aba “Monitoramento COVID”. O app está disponível para ser baixado na loja de aplicativos das plataformas Android e iOS.

Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/03/07/cuidados-com-a-covid-marcam-volta-as-aulas/

Comunicado UFPel

Esquema completo ou, excepcionalmente, estar em intervalo entre doses é requisito para solicitação de matrícula

Para que o reencontro seja possível a partir de 1º de agosto, data do retorno dos estudantes dos cursos semestrais às estruturas físicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os cuidados ainda são necessários para evitar a transmissão do novo coronavírus no ambiente acadêmico. Por essa razão, como uma das medidas sanitárias obrigatórias, a gestão central da Universidade, em nova Portaria, reitera a necessidade de vacinação completa contra a COVID-19 para circulação de pessoas e ingresso nas dependências da UFPel. As solicitações só serão possíveis mediante a comprovação do esquema vacinal completo (duas primeiras e reforço ou dose única mais reforço), ou nas situações específicas previstas nas normas da Universidade.

A nova Portaria amplia o prazo para a comprovação vacinal completa para fins de matrícula. Dessa forma, o sistema Cobalto possibilitará, a solicitação de matrícula aos estudantes que tenham, pelo menos, uma homologação do envio do comprovante vacinal no sistema Cobalto. Nesses casos especiais, o acadêmico precisa estar no intervalo entre doses. A matrícula, dessa forma, será aceita com a condição de que o esquema seja concluído no prazo recomendado.

Conforme a coordenadora de registros acadêmicos da UFPel, Emileni Tessmer, os prazos pendentes entre as vacinas serão acompanhados pela Universidade, sob pena de trancamento geral da matrícula em caso de não cumprimento. O relatório de estudantes com as doses cadastradas e respectivos prazos será disponibilizado, no Cobalto, aos colegiados de curso. Após o início das aulas, se não houver atenção ao calendário vacinal, os colegiados de cursos deverão encaminhar a relação de alunos à Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), para a realização automática do trancamento geral de matrícula.

No caso de contraindicação

Os acadêmicos que apresentem restrição médica para a vacina devem levar a documentação correspondente ao colegiado do curso; as matrículas, nessas situações, serão realizadas nos períodos destinados à correção. Entretanto, para participar das atividades presenciais, esses estudantes precisarão comprovar teste negativo para Covid-19 a cada 72h (exigência análoga aplica-se aos servidores da UFPel para o exercício de suas atividades). Os casos excepcionais serão analisados com base no Regulamento de Ensino de Graduação.

Você pode gostar...

Translate »