Estrutura Curricular

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel é organizado como um conjunto integrado de disciplinas, de modo a propiciar ao aluno o aprimoramento da formação já adquirida e a permitir-lhe o desenvolvimento de estudos e pesquisas, de acordo com as linhas de pesquisa definidas pelo Programa.
A Conclusão do curso exige o cumprimento de 24 (vinte e quatro) créditos. A estrutura curricular do Programa agrupa as disciplinas em dois conjuntos, a saber:
– Disciplinas obrigatórias.
– Disciplinas eletivas, seminários avançados e tópicos especiais.

Consideram-se disciplinas obrigatórias aquelas que representam o suporte formal e intelectivo, indispensável ao desenvolvimento do Curso. Consideram-se disciplinas eletivas aquelas que visam à formação do aluno nas linhas de pesquisa do Programa.
Consideram-se Seminários Avançados as disciplinas que visam subsidiar o processo de prosseguimento, aperfeiçoamento e implementação dos projetos de dissertação. Os Seminários Avançados são pontuados como disciplinas eletivas. Os Tópicos Especiais, onde é enquadrado o Ciclo de Palestras do Prograu, tratam de discussões específicas, sendo pontuados como disciplinas eletivas.
A dissertação é obrigatória para a obtenção do título de Mestre, mas não conta créditos.
Poderão ser estabelecidas, a critério do Colegiado, outras atividades (seminários, estágios, tarefas práticas e de pesquisa, programas de leitura), além das disciplinas, que visem completar, com direito a crédito, a formação do aluno.

Confira nossas disciplinas.

Translate »