Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas foi credenciado pela CAPES em 2007 e iniciou suas atividades em Agosto de 2008, selecionando naquele ano sua primeira turma. O curso tem por finalidade a formação ampliada, teórica, prática e crítica de pesquisadores e profissionais de alto nível, nacionais e estrangeiros, capazes de:

– Compreender e intervir nas formas de concepção e organização do espaço construído, incluindo a produção da arquitetura, no passado e no presente, o patrimônio ambiental e cultural, nas suas diferentes escalas, assim como os sistemas urbanos.

– Pesquisar e produzir conhecimentos, aplicáveis na prática, nos temas da qualidade e tecnologias do ambiente construído.

– Compreender a realidade de modo crítico, guiando-se, em suas atividades, por valores éticos elevados, cientes de seu papel na promoção do conhecimento científico, tecnológico e artístico pertinentes à sua área, como instrumento de desenvolvimento do conjunto da sociedade.

A formação no nível de Mestrado na área de Arquitetura e Urbanismo propõe:

– Qualificar as práticas profissionais junto à instituições públicas e privadas que atuam nas áreas de conhecimento abrangidas pelo Programa.

– Trazer as contribuições dos estudos teóricos e práticos empreendidos no Programa como um enriquecimento ao ensino de graduação de arquitetura e urbanismo, seja pela transferência de conhecimentos, pura e simples, seja pela repercussão favorável nos hábitos e práticas acadêmicas e pelas diferentes modalidades de aproximação entre os dois níveis de ensino.

– Estreitar e dar continuidade aos vínculos da Universidade Federal de Pelotas e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com a comunidade e com instituições públicas e privadas atuantes na área de concentração do Programa, subsidiando ações e projetos com pesquisas e estudos avançados.

– Fazer avançar o conhecimento na área de arquitetura e urbanismo tendo em vista a formação de novos professores e pesquisadores na área.

Considerando as perspectivas de evolução e tendência; em 2012 o Programa iniciou um convênio internacional com a universidade inglesa Oxford Brookes University, na cidade de Oxford. O objetivo desse convênio é promover o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, a mobilidade discente e docente, e consequentemente a troca de conhecimentos entre a UFPel e a universidade no exterior, permitindo com que as áreas de concentração do PROGRAU tenham visibilidade internacional no âmbito europeu de pesquisa, ensino e extensão. Também, está dentre as etapas de desenvolvimento do Programa a proposta de curso de doutorado no PROGRAU; o corpo docente e a infra-estrutura atual propiciam as condições ideais para esse crescimento.

 

 

Linhas de pesquisas:

ARQUITETURA E TECNOLOGIA

A linha de pesquisa Arquitetura e Tecnologia tem como objetivo promover estudos de integração entre tecnologias e o ambiente construído, proporcionando maior qualidade ao usuário, bom desempenho do edifício e sustentabilidade ambiental, incluindo concepção, uso e operação, articulando os seguintes temas e procedimentos:

a) conforto ambiental, ergonomia e desempenho energético de edificações;

b) sustentabilidade, gestão das etapas de projeto, construção, uso, operação e manutenção das edificações;

c) modelagem e simulação computacional;

d) geometrias complexas da arquitetura;

e) parametrização e automação;

f) BIM.

As investigações são conduzidas de forma experimental através da aplicação de ferramentas digitais de modelagem, simulação e parametrização, adaptadas ao contexto nacional e ao ambiente climático local, proporcionando boas práticas e aprimoramento de políticas públicas.

Esta linha de pesquisa se articula com as outras duas linhas do programa através das interfaces patrimônio e técnicas construtivas, análises de desempenho e avaliação do patrimônio em uso; também nos procedimentos que utilizam técnicas digitais de modelagem e simulações; e na relação entre psicologia ambiental, comportamento dos usuários e qualidade do ambiente externo, incluindo avaliações do espaço urbano e suas condições de conforto e acessibilidade.

 

CIDADE E SOCIEDADE

A linha de pesquisa Cidade e Sociedade investiga o espaço arquitetônico, urbano, rural e regional, em escalas que incluem desde os territórios até os objetos construídos, assim como o comportamento da sociedade no mundo globalizado, articulando os seguintes temas e procedimentos:

  1. a) planejamento, morfologia e modelagem urbana;
  2. b) projeto, produção e apropriação do espaço habitado;
  3. c) desenho urbano e microclimas em espaços urbanos abertos;
  4. d) psicologia ambiental, percepção e comportamento da sociedade, avaliação pós-ocupação e cartografias urbanas;
  5. e) políticas urbanas, grupos minoritários e habitação de interesse social;
  6. f) humanização e flexibilização dos espaços e estudos da cor na arquitetura e na cidade.

As investigações são abordadas mediante estudo, crítica e elaboração de teorias, apropriação e produção de metodologias, priorizando a América Latina, nas fronteiras do Brasil com a Colômbia, Venezuela, Uruguai e Argentina, com destaque para a Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Esta linha de pesquisa se articula com as outras duas através dos estudos sobre as teorias explicativas do espaço da cidade, das práticas e instrumentos para o conhecimento e preservação do patrimônio cultural, assim como da produção e uso de tecnologias apropriadas para a compreensão do ambiente construído, para a melhoria da qualidade de vida no espaço urbano e regional.

Professores: Adriana Araujo Portella, Eduardo Rocha, Maurício Couto Polidori, Natália Naoumova, Nirce Saffer Medvedovski. Cristhian Moreira Brum, Lisandra Fachinello Krebs

 

TEORIA E PATRIMÔNIO CULTURAL

A linha de pesquisa Teoria e Patrimônio Cultural investiga a produção arquitetônica e do espaço urbano, entendido como tecido físico e social que envolve as dimensões teórica, histórica e simbólica, em diversas temporalidades, associando os seguintes temas e procedimentos:

  1. a) patrimônio cultural, políticas públicas de preservação, documentação e meios de representação e intervenções em preexistências de valor cultural;
  2. b) arquitetura e habitação, cidade moderna e contemporânea, processos projetuais e apropriação dos espaços;
  3. c) patrimônio e sociedade, aspectos simbólicos da materialidade e da cidade, processos identitários, direito à cidade e grupos em vulnerabilidade;
  4. d) procedimentos de análise da configuração arquitetônica e urbana e estudos de morfologia e tipologia, a partir de técnicas digitais de modelagem, parametria, simulação, visualização e fabricação.

As investigações articulam saberes científicos e eruditos com saberes locais e vernaculares, bem como abordagens transdisciplinares, para compreender o processo dinâmico de concepção, construção e uso dos espaços, o que envolve a sua manutenção e documentação ao longo do tempo. Contempla um olhar especial para o contexto local e latino-americano.

Esta linha de pesquisa se articula com as outras duas através dos estudos sobre a qualidade e apropriação dos espaços urbanos e sobre o direito à cidade, nas interfaces entre patrimônio e técnicas construtivas, assim como nos procedimentos que utilizam técnicas digitais e nos estudos das questões regionais.

Professores: Adriane Borda Almeida da Silva, Ana Lúcia Costa de Oliveira, Celia Helena Castro Gonsales, Louise Prado Alfonso, Aline Montagna da Silveira, Natália Naoumova, Ana Elísia da Costa.

Translate »