Cidade e Sociedade

A linha de pesquisa Cidade e Sociedade investiga o espaço arquitetônico, urbano, rural e regional, em escalas que incluem desde os territórios até os objetos construídos, assim como o comportamento da sociedade no mundo globalizado, articulando os seguintes temas e procedimentos:

  1. a) planejamento, morfologia e modelagem urbana;
  2. b) projeto, produção e apropriação do espaço habitado;
  3. c) desenho urbano e microclimas em espaços urbanos abertos;
  4. d) psicologia ambiental, percepção e comportamento da sociedade, avaliação pós-ocupação e cartografias urbanas;
  5. e) políticas urbanas, grupos minoritários e habitação de interesse social;
  6. f) humanização e flexibilização dos espaços e estudos da cor na arquitetura e na cidade.

As investigações são abordadas mediante estudo, crítica e elaboração de teorias, apropriação e produção de metodologias, priorizando a América Latina, nas fronteiras do Brasil com a Colômbia, Venezuela, Uruguai e Argentina, com destaque para a Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Esta linha de pesquisa se articula com as outras duas através dos estudos sobre as teorias explicativas do espaço da cidade, das práticas e instrumentos para o conhecimento e preservação do patrimônio cultural, assim como da produção e uso de tecnologias apropriadas para a compreensão do ambiente construído, para a melhoria da qualidade de vida no espaço urbano e regional.

Professores: Adriana Araujo Portella, Eduardo Rocha, Maurício Couto Polidori, Natália Naoumova, Nirce Saffer Medvedovski. Cristhian Moreira Brum, Lisandra Fachinello Krebs

 

Translate »