Teoria e Patrimônio Cultural

A linha de pesquisa Teoria e Patrimônio Cultural investiga a produção arquitetônica e do espaço urbano, entendido como tecido físico e social que envolve as dimensões teórica, histórica e simbólica, em diversas temporalidades, associando os seguintes temas e procedimentos:

  1. a) patrimônio cultural, políticas públicas de preservação, documentação e meios de representação e intervenções em preexistências de valor cultural;
  2. b) arquitetura e habitação, cidade moderna e contemporânea, processos projetuais e apropriação dos espaços;
  3. c) patrimônio e sociedade, aspectos simbólicos da materialidade e da cidade, processos identitários, direito à cidade e grupos em vulnerabilidade;
  4. d) procedimentos de análise da configuração arquitetônica e urbana e estudos de morfologia e tipologia, a partir de técnicas digitais de modelagem, parametria, simulação, visualização e fabricação.

As investigações articulam saberes científicos e eruditos com saberes locais e vernaculares, bem como abordagens transdisciplinares, para compreender o processo dinâmico de concepção, construção e uso dos espaços, o que envolve a sua manutenção e documentação ao longo do tempo. Contempla um olhar especial para o contexto local e latino-americano.

Esta linha de pesquisa se articula com as outras duas através dos estudos sobre a qualidade e apropriação dos espaços urbanos e sobre o direito à cidade, nas interfaces entre patrimônio e técnicas construtivas, assim como nos procedimentos que utilizam técnicas digitais e nos estudos das questões regionais.

Professores: Adriane Borda Almeida da Silva, Ana Lúcia Costa de Oliveira, Celia Helena Castro Gonsales, Louise Prado Alfonso, Aline Montagna da Silveira, Natália Naoumova, Ana Elísia da Costa.

 

Translate »