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    Notícias
  • PROGEP realiza o Levantamento de Necessidades de Capacitação – LNC

    A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal/PROGEP, através dos Memorandos-Circulares nº 19/2021 e 23/2021, está dando início ao processo de Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) das Unidades Administrativas e Acadêmicas para o ano de 2022.

    O objetivo do LNC é subsidiar o PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (PDP), para o ano de 2022, que será encaminhado ao órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).

    Assim, para a elaboração do Plano, solicitamos que cada Unidade/Pró-Reitoria/Coordenação adote providências de forma a identificar e registrar as necessidades de capacitação dos servidores da Unidade.

    Lembramos que, para que o servidor possa participar de ações internas e externas de capacitação, bem como se afastar (licença para capacitação, afastamento para pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado) e solicitar ação de desenvolvimento em serviço, a necessidade a ser atendida com referida ação deve constar no PDP da Instituição, conforme previsto no Decreto nº 9.991/2019.

    Ressaltamos que o levantamento de necessidades deverá ser enviado à Seção de Ações em Educação (SAE) até o dia 23/07/2020, conforme orientações contidas no Memorando-Circular nº 23/2021/SAE e anexos disponibilizados no processo.

    A CDP se coloca à disposição por meio do sistema de atendimento (atendimento.ufpel.edu.br) ou telefones 3284-3979 ou 3284-3980 para os esclarecimentos que se fizerem necessários.

  • Capacita na web: capacitações do mês de julho

    A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) está com inscrições abertas para novas capacitações que serão realizadas através da Plataforma Webconf da UFPEL, são elas:

    07/07 – das 14h às 16h (quarta-feira)
    Roda de conversa: Aprimoramento de habilidades sociais para uma comunicação mais eficiente no trabalho remoto
    A capacitação pretende ofertar ao servidor condições para aprimorar algumas habilidades sociais de comunicação interpessoal requeridas em interações de trabalho remoto. Serão abordados gêneros comunicativos de natureza escrita (e-mails, mensagens instantâneas, publicação em redes sociais) e oral (exposições realizadas via webconferência e sala de aula virtual). O foco recairá sobre aspectos formais das mensagens (adequação estilística, o problema da ambiguidade, fórmulas de cortesia e de polidez) e sobre um conjunto de estratégias para tornar a comunicação mais assertiva (como iniciar e encerrar conversa, trocar turnos conversacionais, elaborar e responder perguntas, discordar, gratificar, elogiar, dar e receber feedback). A partir da apresentação de alguns modelos, o participante será levado a compreender a importância de se efetuar certos ajustes na dinâmica da interação a fim de se obter uma comunicação mais eficiente e saudável.
    Facilitador(a): Taís Bopp da Silva (Professora do Centro de Letras e Comunicação)

    09/07 –  das 14h às 16h (sexta-feira)
    Roda de conversa: Currículo Lattes e sua relação com o universo acadêmico – o que é, qual a importância e como fazer
    O currículo Lattes é o cartão de visitas do profissional dentro do universo acadêmico. Este é o documento utilizado em grande parte dos processos seletivos das áreas de pesquisa e docência e, portanto, é fundamental que o currículo esteja sempre atualizado e disponível. Nesta roda de conversa será abordada a relevância da escrita acadêmica e o currículo Lattes, salientando o que é essa importante ferramenta, como construí-la e como melhorá-lo.
    Facilitador(a): Larissa Pinheiro Costa (Professora do Centro de Engenharias)

    14/07 –  das 14h às 15h30min (quarta-feira)
    Roda de conversa: Cultivo doméstico de micro hortas
    Cultivo doméstico de verduras e hortaliças, saúde e bem estar. Conhecendo um pouco os  microverdes e as micro hortas. Espécies mais cultivadas como microverdes.  Como iniciar uma micro horta. Colheita e sugestões de consumo de microverdes.
    Facilitador(a): Luciana Bicca Dode 

    Todas as informações sobre a capacitação e o link para a inscrição estão disponíveis AQUI!

  • Atendimento Núcleo de Benefícios-NUB

    A contar de 21/06/2021, o atendimento telefônico do Núcleo de Benefícios da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas passa a ser concentrado no turno da tarde, das 14h às 18h, visando possibilitar o melhor atendimento, considerando a alta carga de demandas atualmente sob responsabilidade do setor. Tal alteração se dá em decorrência de uma determinação do Tribunal de Contas da União para que sejam recadastrados em prazo exíguo, em novo sistema, mais de mil atos de aposentadorias e pensões e da obrigatoriedade de atualização de códigos de fundamentos legais em mais de 400 aposentadorias registradas no SIAPE, somados ainda, à necessidade de atendimento a inúmeras diligências da CGU.

    Abaixo os assuntos atendidos pelo NUB:
    – Aposentadoria
    – Abono de Permanência
    – Averbação de tempo de contribuição
    – Contagem de tempo de serviço
    – Recadastramento de aposentados
    – Concessão de Pensão
    – Auxílio Pré-Escolar
    – Auxílio-Natalidade
    – Auxílio-Funeral
    – Alteração de Férias
    – Interrupção de Férias
    – Cadastro de homologador de férias
    – Cadastro de dependentes
    – Licença Gala
    – Licença Nojo
    – Licença para doação de sangue
    – Licença para atividade política
    – Licença por interesse particular
    – Licença-gestante + prorrogação
    – Licença paternidade + prorrogação
    – Licença adotante + prorrogação
    – Afastamento para mandato eletivo
    – Afastamento para acompanhamento de cônjuge
    – Afastamento para servir como jurado
    – Licença para serviço prestado à justiça eleitoral
    – Licença para o serviço militar
    – Licença Prêmio por Assiduidade

    Seguem os contatos do Núcleo de Benefícios:
    3284-3978
    328439-82
    beneficios@ufpel.edu.br