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    Notícias
  • Cursos de Línguas – reserva de vagas para servidores

    O projeto de extensão Cursos de Línguas da Câmara de Extensão (CaExt) do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da UFPel torna público o período de inscrições para ingresso e rematrículas (níveis II, III e IV) dos cursos básicos na modalidade a distância.

    Haverá reserva de vagas para servidores da UFPel: 10% nos cursos básicos I. A inscrição para este grupo acontece de 20 de julho, às 20h, até 04 de agosto de 2021, às 14h , exclusivamente pelo formulário https://forms.gle/s3E23P87xQr6upoH7 . O sorteio para servidores ocorrerá no dia 05 de agosto, às 15h, e o resultado será divulgado até a noite no site https://wp.ufpel.edu.br/clc.

    Confira o edital: Edital 05_2021 Inscrição e rematrículas cursos 2021-2

    A reserva de vagas para servidores da UFPel ocorre pela segunda vez. A parceria entre o CLC e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) visa incentivar a capacitação de técnicos e docentes da UFPel.

    Comunidade em geral

    As candidaturas online para alunos ingressantes (nível I) da comunidade em geral estarão abertas no mesmo período, por outro link, que consta no edital. O sorteio eletrônico de vagas ocorrerá em 04 de agosto, às 14h30.

    Não haverá oferta de Inglês I e IV, nem de Francês III, pelo motivo de falta de ministrantes.

    Sobre as aulas

    As aulas serão exclusivamente online, com atividades síncronas (videoconferência) e assíncronas. Os cursos têm previsão de início em 21 de agosto e término no dia 20 de novembro de 2021, com aulas aos sábados (10h às 12h). Haverá uma opção de aula durante a semana: uma turma de Espanhol I será na terça-feira, das 19h às 21h. Seu início está previsto para 24 de agosto, e o término, para 16 de novembro.

  • Recadastramento Anual Aposentados e Pensionistas

    ORIENTAÇÕES PARA RECADASTRAMENTO ANUAL DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

           Prezado(a) Aposentado(a) e/ou Pensionista

          Informamos a que a partir de 1º de julho de 2021 os(as) senhores(as) deverão retornar a realizar o recadastramento anual no mês do aniversário. Para aqueles servidores que não fizeram o recadastramento no ano de 2020, nem no primeiro semestre de 2021, deverá ser observado o apresentado na Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 63, DE 29 DE JUNHO DE 2021, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal, relacionadas à retomada da exigência do recadastramento anual de aposentados e de pensionistas.

    Detalhamos abaixo alguns prazos importantes:

    (…)

    Art. 3º Os aniversariantes de janeiro de 2020 a junho de 2021 que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão deverão realizá-la até o dia 31 de julho de 2021, nos termos da Portaria ME nº 244, de 2020, e da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 45, de 2020.

    § 1º A comprovação de vida dos aniversariantes dos meses de janeiro a julho, realizada no período de que trata o caput, regularizará os anos de 2020 e 2021, concomitantemente.

    § 2º A comprovação de vida dos aniversariantes dos meses de agosto e setembro regularizará o ano:

    I – de 2020, se realizada até o prazo estabelecido no caput; e

    II – de 2020 e 2021, se realizada no mês de aniversário.

    § 3º Os aniversariantes dos meses de outubro a dezembro deverão realizar a comprovação de vida referente ao ano:

    I – de 2020, até o prazo estabelecido no caput; e

    II – de 2021, a partir do primeiro dia do mês de aniversário.

    (…)

     

     A não realização da prova de vida resultará na SUSPENSÃO dos proventos.

     

     

    Onde realizar a prova de vida?

    •  Online, através do aplicativo SouGov.br,  para quem já têm a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) podem realizar a Prova de Vida Digital, ou seja, por meio do reconhecimento facial; ou
    • Presencialmente no banco onde recebe seu pagamento juntamente aos Gerentes de Conta, algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como Prova de Vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativo móvel. O cidadão deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco; ou
    • Em caso de condições excepcionais – como para beneficiários que estão internados em unidades de saúde ou em sistemas prisionais – com necessidade de agendar VISITA TÉCNICA entrar em contato por email e informar os seguintes dados:
        • Nome completo do servidor / CPF
        • Nome completo do responsável / CPF / grau de parentesco
        • Endereço completo do responsável (rua/bairro/CEP/Cidade)
        • Telefone pra contato (do responsável)
        • Local onde será a visita: residência, casa de repouso, hospital
        • Endereço completo de onde será a visita (rua/bairro/CEP/Cidade)
        • Telefone para contato (local da visita)

            Mesmo os beneficiários que realizarem a Prova de Vida presencialmente, em uma agência bancária ou por qualquer outra forma ou canal, podem utilizar o aplicativo SouGov.br para consultar sua situação, obter o comprovante e receber notificações para lembrar do prazo para a realização da comprovação.

     

    Contato do Núcleo de Benefícios:

    beneficios@ufpel.edu.br       beneficios.ufpel@gmail.com

    (53) 3284-3978   –  (53) 3284-3982

    Atendimento por telefone concentrado no turno da tarde, das 14h às 18h.