MÊS DO SERVIDOR- ATIVIDADE CULTURAL

“Tu conheces o patrimônio edificado da UFPel?

O projeto de extensão “Visitas monitoradas pelos prédios da Universidade Federal de Pelotas” apresenta um ROTEIRO VIRTUAL por alguns prédios da UFPel para que possas conhecer um pouco mais da nossa Universidade.  Coaduna-se com o propósito do estudo, ampliar o conhecimento sobre o patrimônio cultural edificado da UFPel.

O ROTEIRO foi elaborado pela bolsista do projeto Hellen Bitencourt e orientado pela professora Dalila Müller e conta com fotografias atuais e antigas, história do prédio e narrativas sobre os mesmos.

Faz esse tour conosco!

Bom passeio!

Todas as atividades (podcast, vídeo, roteiro virtual,  facebook, Instagram estão no link:

O Museu do Doce, a história e a cultura em torno das tradições doceiras de Pelotas e região: visita remota em homenagem ao dia do servidor na UFPel

Antes de começarmos nossa visita remota ao Museu do Doce e imersão na história e cultura das tradições doceira locais, te convidamos a assistir esse vídeo breve com a apresentação da proposta.

As tradições doceiras de Pelotas e antiga Pelotas são patrimônio cultural imaterial do Brasil. Um patrimônio imaterial é algo dinâmico e socialmente ativo, dessa forma, não fica restrito a um museu. Esse é o caso das tradições doceiras locais, cujas manifestações podem ser encontradas desde o Mercado Central da cidade de Pelotas-RS, onde é possível provar os doces típicos, até a história e a memória dessas tradições, que são apreensíveis em locais como o Museu do Doce (ICH-UFPel). Abaixo indicamos um programa que foi recentemente veiculado pela TV Brasil. Aproveitem para conhecer não somente a história dessas tradições, como também aspectos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil ao assistirem ao episódio da série “Conhecendo Museus” que destacou o Museu do Doce e a própria história das tradições doceiras locais.

O link para o programa está livremente disponível abaixo:

As tradições doceiras de Pelotas passaram por todo esse processo que gerou, dentre outros produtos, o filme intitulado “O sal e o açúcar: as tradições doceiras em Pelotas e antiga Pelotas”. Esse longa-metragem apresenta um fantástico panorama sobre o tema, com informações históricas, sociais, culturais, artísticas, dentre outras. O filme está livremente disponível abaixo.

O dossiê está livremente disponível a partir do link:

Dossiê de Registro da Região Doceira de Pelotas e Antiga Pelotas

Existem muitos subtemas e abordagens possíveis em torno das tradições doceiras de Pelotas e região. Te convidamos a visitar nossa exposição virtual intitulada “Percursos remotos, tradição e memória nas fábricas de doce em conserva de Pelotas-RS”. Ao clicar no link abaixo você poderá conhecer mais a respeito das fábricas de doces em conversa de Pelotas e região. Diversos empreendimentos estão geolocalizados nessa exposição, que apresenta também textos e imagens informativas. Bom passeio virtual!

Exposição livremente disponível em: Museu do Doce – Exposição Virtual

As tradições doceiras de Pelotas são objeto de estudo de diversos pesquisadores, são foco de atuação de muitos profissionais. O olhar de diferentes campos do conhecimento enriquece nossa experiência sobre o tema. Te convidamos a ler algumas entrevistas já conduzidas pelo Museu do Doce. Essas entrevistas podem ser acessadas a partir do link abaixo. Elas foram feitas com pesquisadores que participaram da realização do Inventário Nacional de Referências Culturais.

Entrevistas disponíveis em: Museu do Doce – Entrevistas

Você ficou com vontade de aprender mais sobre o passado e o presente das tradições doceiras locais? Esse assunto é realmente fascinante e se destaca pela grande possibilidade de abordagens e diferentes inserções/relações acadêmicas. O Museu do Doce busca aglutinar diferentes informações, textos e outras referências que já foram publicadas sobre o doce e sobre o museu em sua página. Essa é uma lista dinâmica, pois regularmente é atualizada, de modo que novos títulos venham a surgir. Acesse o link abaixo para explorar mais conteúdos.

“Publicações de referências” disponível em: Museu do Doce – Estudos e Publicações sobre as Tradições Doceiras

Estamos chegando ao fim desse percurso remoto proposto pelo Museu do Doce em homenagem ao Dia do Servidor na UFPel. Para finalizar te convidados a acessar o site do Museu do Doce e explorar suas diferentes páginas. Você irá encontrar lá mais publicações realizadas pelo museu para que o público possa acessar em casa a materiais sobre as tradições doceiras locais. Esses mesmos conteúdos são também veiculados nas páginas do Museu do Doce nas redes sociais. Te convidamos a acompanhar o museu junto ao Instagram e Facebook, sempre temos novidades por lá! Enquanto não podemos nos encontrar pessoalmente, seguimos nossos percursos remotos dessa forma e lá te aguardamos!