CICLO DE PALESTRAS: ” Realidades e Perspectivas: a pessoa com deficiência e o processo inclusivo na Universidade”

Data: 17 de agosto de 2016

Local: Auditório Acadêmico, 4º andar, Campus Anglo

Horário: 9 horas

Ementa: Vivenciando nos últimos tempos um contexto acadêmico e social cada vez mais plural, múltiplo, diverso, cabe perguntarmo-nos o que é realmente a inclusão? Como desenvolver um olhar, uma receptividade, uma acolhida capaz de possibilitar a nossa interação com o outro? Como potencializar a nossa socialização? Como convivermos mais e melhor numa conjuntura repleta de necessidades, muitas vezes tão específicas, em que as mesmas podem vir a ser transitórias, mas como também podem vir a serem caracterizadas permanentes? Tais inquietações e curiosidades partilham nosso cotidiano e nos impulsionam a buscar compreender mais. Neste sentido que a segunda edição da mesa-redonda sobre inclusão e acessibilidade, intitulada Realidades e perspectivas: a pessoa com deficiência e o processo inclusivo na universidade, propõe mais um diálogo com os servidores de nossa universidade, através do qual nossos debatedores pretendem colaborar e se somarem na construção cotidiana desta real e precisa inclusão. Uma inclusão que é universitária, que é social, e que perpassa pela nossa permanente abertura a novos entendimentos, sensibilizações, consciência solidária, formação de uma outra cultura de convivência e de relação humana, e principalmente, pela construção de um olhar de não diferenciação negativa do outro. Afinal de contas, aonde estamos colocando as dificuldades? Nas diferenças? Nas deficiências?No outro? Ou na gente mesmo?

Debatedores:  Prof. Dr. Alexandre Carriconde Marques, Profª. Drª. Siglia Pimentel Hoher Camargo e Profª. Drª. Tatiana Lebedeff

Período de inscrições: 01/08 a 12/08

Divulgação das Inscrições Homologadas: 15/08

Listagem homologados AQUI!

Obs.:

O Ciclo Anual de Palestras para Servidores possui certificação mínima de 20 horas para docentes e técnico-administrativos, e, mediante solicitação, poderá ser expedido atestado de cada palestra.

Diante da impossibilidade de realização das palestras previstas no Ciclo Anual de Palestras de 2015 por motivo do movimento grevista, os servidores que desejarem poderão complementar as 20 horas no Ciclo de 2016, ou, participando deste novo ciclo, obter carga horária aumentada conforme participação no ano corrente. A certificação será emitida conforme a necessidade do servidor.