Início do conteúdo

Mês do Servidor 2019 – Agradecimentos

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal e a Comissão Especial, constituída pela Portaria 1858/2019, agradecem a participação de todos os servidores no evento Mês do Servidor, que aconteceu de 1º de outubro a 07 de novembro, e avalia que a ação foi um grande sucesso, alcançando o seu objetivo de oferecer aos servidores uma programação diferenciada em comemoração ao Dia do Servidor Público, transcorrido em 28/10, e também como parte integrante das comemorações dos 50 anos da UFPel. O evento buscou proporcionar uma maior integração entre os servidores, bem como contribuir para a promoção da saúde e do bem estar pessoal, com foco na motivação e valorização daquelas pessoas que constroem a Universidade no seu dia a dia.

Foram realizadas oficinas, palestra, trilha na fazenda da Palma, tour pelos museus da UFPel, concurso fotográfico, piqueniques de integração e ginástica laboral, com avaliações sempre muito positivas por parte dos participantes.

Entre as oficinas, tivemos a gastronomia, yoga e meditação, trabalho em equipe, plantas medicinais, corpo em movimento, educação financeira e artesanato em crochê, com o apoio fundamental dos facilitadores, aos quais agradecemos imensamente a parceria. Essas oficinas se distribuíram entre o Campi Cidade e o Campus Capão do Leão.

Oficina Yoga e Meditação – Campus Capão do Leão Facilitadora: Cristine Ramos Zimmer

Oficina Yoga e Meditação – ESEF – Facilitadora: Cristine Ramos Zimmer

 

Oficina Trabalho em Equipe – no Hospital Escola – Facilitadora: Maria Teresa Duarte Nogueira

Oficina Educação Financeira  Facilitador: Leonardo Pinto Ortiz

Oficina: Pizzas e Calzones  Facilitador: Wagner Halmenschlager

Oficina: Brownies e Cheesecakes  Facilitador: Wagner Halmenschlager

Oficina de crochê com fio de malha: PONTO ALTO              Facilitadora: Cíntia Vieira Essinger

 

Atividade: Tour pelos Museus da UFPel Guia: Priscilla Teixeira da Silva

Oficina de Gastronomia: Cozinha Fit Facilitador: Alcides Gomes Neto

 

Oficina: Corpo em Movimento Facilitador: Paulo Gaiger

 

Oficina: Cuidados em saúde e plantas medicinais Facilitadora: Rita Maria Heck

Atividade: Trilha na Fazenda da Palma Guia: Clóvis Nei Silva da Costa

 

Início da caminhada…

Ao final da atividade…

 

Lanche coletivo ao final da trilha, em espaço especialmente organizado pelos anfitriões do CAP (Centro Agropecuário da Palma), a quem agradecemos o apoio e a parceria.

 

Mais uma vez contamos, também, com a parceria da Escola Superior de Educação Física, que se fez representada pela discente Mírian, a qual conduziu as atividades de Ginástica Laboral em vários prédios da Universidade. Os servidores participaram ativamente, aplaudindo a iniciativa. Nessa atividade, muito valiosa, também, foi a parceria com a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), que fez o acompanhamento nos diversos prédios.

No dia 22 de outubro, tivemos uma tarde especial, no auditório do Centro de Artes, com a abertura do P.E.P.E.U. – Programa de Extensão em Percussão da UFPel. Apresentação magnífica!

No seguimento, a palestra “AÇÕES QUE TRANSFORMAM”, proferida por Cláudio D’Ávila, instigou uma reflexão acerca da motivação e entusiasmo para o trabalho, a questão de se administrar as diferenças comportamentais, pois por um motivo ou outro, existem atritos e discordâncias e, nesse contexto, precisamos entender que conviver significa oportunidade ímpar de crescimento.

 

Integrando as atividades do Mês do Servidor e também em comemoração aos 50 anos da UFPel, tivemos o Concurso Fotográfico: “CELEBRANDO A UFPEL: O OLHAR DE QUEM A FAZ ACONTECER”. O concurso buscou estimular a produção fotográfica e incentivar as artes, convidando todos os servidores da UFPel – técnicos administrativos e docentes – a dedicar seus diferentes olhares e percepções ao registro do dia-a-dia da Universidade, seja através da fotografia de pessoas ou espaços e prédios. Foram premiadas 3 fotografias:

1º lugar – Carlos Arthur Saldanha Dias

Foto 21 – UFPel, sempre presente na Vida de Pelotas – A fotografia foi tirada no Quadrado, à beira do cana São Gonçalo, na tardinha do dia 16 de julho de 2019. O objetivo foi captar o instante em que o pescador sai com seu barco em busca de peixes, e a garça, que está ali com o mesmo objetivo, acompanha a ação. O Anglo ao fundo, espelhado pela águas paradas do canal, compõe a cena como que significando a marcante presença da UFPel na vida de todos os habitantes de Pelotas.

2º lugar – Fernando Jaques Ruiz Simões Jr.

Foto 17 – A partir da secretaria. Em alusão a situação atual do serviço público, que tem sido ofuscado e atacado pelas esferas governamentais, na fotografia brincamos com a luminosidade, na qual o plano de fundo ofusca o primeiro plano. No primeiro plano, a fotografia apresentada a rotina dos servidores da secretaria dos cursos do Instituto de Física e Matemática, Campus Capão do Leão, no qual trabalham os secretários: Gláucia Potenza Soares atendendo o curso de Lic. em matemática – diurno e Diego Fersula de Moura atendendo os cursos de Lic. e Bach. em Física. No segundo plano, da vista da janela da secretaria temos o prédio da Agronomia e o Centro de Vivência do Campus Capão do Leão.

3º lugar – Vinícius Boldt dos Santos

Foto 12 – O Catiorineo – A UFPel acolhe os cachorros que no Campus vivem transparecem a felicidade deste acolhimento e de se sentirem em casa, de forma que parecem sorrir ao sol.

Encerrando o evento Mês do Servidor e as comemorações alusivas aos 50 anos da UFPel, aconteceram dois piqueniques de confraternização, um no Campus Capão do Leão e o segundo, na Campus Anglo. Nos dois, tivemos a participação da Barraca da Saúde, que é um projeto de extensão de iniciativa do curso de Enfermagem da UFPel, sob coordenação da  Prof. Dra. Michele Mandagará de Oliveira (Coordenadora do Curso de Enfermagem). O objetivo do projeto é chegar à comunidade mais necessitada, a partir de uma integração com as pessoas, buscando integrar e deselitizar os conhecimentos obtidos na universidade, levando esses conhecimentos a quem mais precisa.

Tivemos, também, a exposição de trabalhos do Programa de Educação para a Aposentadoria – Evoluidade, que é um projeto de capacitação, voltado àqueles servidores que estão próximos do momento de aposentadoria, promovido pela Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV/PROGEP).

Durante o piquenique no Campus Anglo, tivemos apresentações de servidores que gentilmente brindaram os presentes com boa música…

A Comissão Especial e a CDP agradecem a todos que colaboraram para a realização e êxito do evento Mês do Servidor.

Solicitamos aos servidores que enviem para fotoufpel2019@gmail.com  fotos e depoimento sobre a experiência de ter participado das atividades propostas, no sentido de relatar se o Mês do Servidor atingiu o objetivo de  proporcionar  integração entre os servidores, contribuir para a promoção da saúde e do bem estar pessoal,  motivar e valorizar as pessoas que constroem a Universidade no seu dia a dia.

 

Publicado em 14/11/2019, na categoria Notícias.