Início do conteúdo

Campanha de prevenção ao câncer de pele

#Dezembrolaranja

A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida vem lembrar a comunidade da UFPel sobre a importância da prevenção ao câncer de pele. O mês de dezembro está chegando e com ele os dias de sol intenso e de intensificação da prevenção da nossa saúde.

Com a chegada do verão, aumenta o índice de raios nocivos emitidos pelo sol, e as pessoas naturalmente se expõe a essa radiação em função dos dias mais longos, atividades ao ar livre , férias e muito calor.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia  e também o INCA alertam sobre o alto índice de pessoas que desenvolvem câncer de pele, principalmente o melanoma. Essa doença é causada pelo efeito cumulativo, portanto desde cedo devemos proteger as crianças dos efeitos dos raios UV.

A proteção solar deve ser um habito diário, e pode ser feita de várias formas: não permanecer exposto  nos horários críticos, entre 10 h e 16 h, mas se a exposição for inevitável é importante que se utilize filtro solar, bonés, óculos escuros,  chapéus de aba larga e roupas leves que cubram a maior parte do corpo. É importante também reaplicar o filtro solar quando transpirar muito , ficar na água ou secar-se com toalhas.

O ambiente também deve ser observado : Grandes altitudes requerem cuidados extras. A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele pela luz ultravioleta. A neve, a areia branca e as superfícies pintadas de branco são refletoras dos raios solares. Nesses locais é  importante que se estimule a procura por proteção física (áreas de sombra), que podem ser desde árvores até edificações como marquises. Áreas de sombra reduzem em até 50% a intensidade das radiações UV.

O dia 1º de dezembro é o dia nacional de prevenção ao câncer de pele, portanto é importante que cada pessoa se conscientize sobre os efeitos da radiação solar sobre a pele que é o maior órgão do nosso corpo, e por isso é tão importante para a nossa sobrevivência.

Para mais informações sobre o #Dezembrolaranja, acesse:

www.dezembrolaranja.com.br

 

http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/prevencao-fatores-de-risco/como-proteger-cancer-pele

 

 

Publicado em 27/11/2018, na categoria Notícias.