EJA no SESI: possibilidade de continuidade da educação básica

A EJA – Educação de Jovens e Adultos – está sendo ofertada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) desde 2004 e já atendeu mais de nove mil homens e mulheres, alunos trabalhadores. E além de atender os profissionais da indústria, também a comunidade em geral pode ter acesso a essa escolarização.

A EJA é uma modalidade de ensino da Educação Básica destinada àqueles que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos nas etapas do Ensino Fundamental e Médio na idade própria. A idade mínima para o ingresso é de 18 (dezoito) anos completos.

O ingresso ocorre semestralmente, sendo que para o próximo (2019), as matrículas iniciam no final de outubro e as aulas na segunda quinzena de fevereiro/2019. Para a comunidade em geral o investimento semestral é de R$ 630,00, podendo ser dividido em seis (6) parcelas.

O Ensino Fundamental é dividido em quatro (4) fases a partir do 6º ano e cada fase dura um semestre. O máximo, portanto, serão dois (2) anos para completar esse nível. O Ensino Médio também é organizado em fases e cada ano equivale a um semestre na EJA. Para concluí-lo, então, é necessário, no máximo, um ano e meio.

O desenvolvimento do curso se dá de forma presencial (20%) e a distância (80%), com utilização do Moodle (plataforma digital de aprendizagem). Para o seminário presencial, o aluno faz a opção do turno (manhã ou noite) e de um dia da semana. As provas também são realizadas no próprio SESI.

Ainda que ocorra apenas um encontro presencial na semana, para tornar as aulas mais atrativas, são utilizados: datashow, computadores, tablets, óculos de realidade vitual, kits de robótica… As atividades não ocorrem de forma isolada, por disciplina. Os conteúdos são desenvolvidos por meio da interdisciplinaridade.

Assim, em especial àqueles servidores que ainda não completaram o Ensino Básico, seja o Fundamental ou Médio, essa modalidade de ensino é uma oportunidade de continuidade nos estudos, o que poderá possibilitar incentivo na carreira técnico-administrativa. Acesse as informações em: http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/educacao-para-o-trabalhador/eja-ensino-fundamental-e-medio-o-que-e/.

Publicado em 12/09/2018, na categoria Notícias.