Notícias

Acompanhe as ações que a comunidade acadêmica da UFPel e outras instituições estão fazendo durante a pandemia de Covid-19. Isolados, mas criativos, ativos e solidários há muitos trabalhando para encontrar soluções aos desafios do presente. Saiba o que está acontecendo!

Casa de Cinema de Porto Alegre libera 43 títulos gratuitamente

Casa de Cinema de Porto Alegre disponibilizou 43 títulos para visualização gratuita por streaming, através do canal da produtora no Vimeo, produzidos ao longo de 32 anos de atividades. A ideia é entreter o público que sabe que deve ficar em casa durante a quarentena em prevenção ao COVID-19.

A série Grandes Cenas, produzida para o Canal Curta!, teve as duas temporadas liberadas na íntegra. O projeto, que estreou em 2016, conta com 22 episódios de 15min dirigidos por Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. A série documental traz a cada episódio, a análise de uma grande cena de filmes brasileiros e latino-americanos. Participam das entrevistas nomes como Fernanda Montenegro, Jorge Furtado, Murilo Salles, Pablo Stoll, Pablo Trapero, entre outros.

A seleção Fique na Casa conta com episódios de séries documentais e de ficção, curtas e longas-metragens, parte deles com legendas (opcionais) em inglês, espanhol e português, incluindo três espetáculos do Grupo Cuidado que Mancha, especialmente destinados às crianças de todas as idades.

Acesse e assista:

https://www.rogerlerina.com.br/post/17587/casa-de-cinema-de-porto-alegre-libera-43-titulos-gratuitamente?mc_cid=91c53db561&mc_eid=9c673d3f15

Prefeitura Municipal de Pelotas lança novos editais de cultura

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulga à comunidade artística/cultural da UFPEL que a Secretaria de Cultura de Pelotas está com dois editais abertos, específicos para o contexto de isolamento durante a Covid-19.

Os editais completos, com os anexos e a documentação necessária está disponível no site da Prefeitura e pode ser acessado aqui: http://www.pelotas.com.br/cultura/editais

Aqui vai uma dica para os que gostam de ler:

A Amazon está disponibilizando e-books de graça! Vários títulos em muitos gêneros. Difícil não ter algum que agrade. A busca é por áreas e são muitos títulos!!!

A coleção completa está aqui: https://amzn.to/2wDqnWU

Sala Virtual de Acompanhamento Pedagógico traz temas para os próximos encontros

A Sala Virtual de Apoio e Acompanhamento Pedagógico abordará em seus encontros a partir desta quarta-feira (8) temas específicos para cada dia. A ideia é proporcionar aos participantes debates e experiências diferentes em cada uma das sessões propostas pelo Programa de Intervenção, Apoio e Acompanhamento Pedagógico (Piape).

Saiba mais clicando aqui.

Perto e à distância: música na quarentena

Coordenação: Prof. Dr. Rafael Noleto

Este é um Projeto de Extensão cujo objetivo é mostrar a produção musical de alunos/as vinculados aos cursos de Música da UFPEL (Licenciatura e Bacharelado), docentes de cursos de Música em outras universidades brasileiras e também cantores e compositores externos ao ambiente acadêmico. A ideia é, durante o período de quarentena por conta da pandemia do COVID-19, produzir online vídeos que conectem pessoas e repertórios escolhidos de maneira negociada. Os resultados dessas conexões musicais serão compartilhados para acesso público na plataforma YouTube e em redes sociais como Instagram e Facebook. O projeto visa endossar medidas de precaução no enfrentamento da pandemia do covid-19 através de um incentivo musical a campanhas para que as pessoas mantenham-se em isolamento social dentro de suas casas. Os vídeos são produzidos de modo inteiramente online. A formação musical preponderante é a de duo de voz (com músicas cantadas pelo Prof. Rafael Noleto, coordenador do projeto) acompanhada por instrumento musical harmônico (executado por instrumentistas convidados/as), podendo haver variações. O repertório é escolhido de acordo com o perfil musical de cada instrumentista, abrangendo peças do repertório pessoal estudado por alunos dos cursos de Música, composições autorais dos/as convidados/as e canções conhecidas do repertório de música popular brasileira.

Os vídeos estão sendo disponibilizados nos seguintes canais:

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCL4mGAW4TpJ1z2b5Jj14WXQ?view_as=subscriber
Instagram: @noletorafa

Coronário

Coronário é uma obra de net art sobre a experiência cultural do coronavírus, atentando para seu impacto na linguagem e para a naturalização da vigilância no cotidiano. O ponto de partida do Coronário é um conjunto de 25 palavras popularizadas no contexto da Covid-19, como álcool gel, home office, testar positivo e pandemia, para as quais oferece um pequeno glossário.

Um mapa de calor verifica dinamicamente a atenção do público às palavras que listamos como componentes do léxico do coronavírus. As mais acessadas pelo público mudam de cor, numa escala que varia do azul (mais frias) ao vermelho (mais quentes e, portanto, mais acessadas).

Esses mapas de calor tornaram-se imagens recorrentes no contexto da Covid-19 e podem ser interpretados como uma das imagens-chave do contexto pandêmico. Carregados de sentido, no âmbito das estéticas da vigilância, os mapas de calor não apenas monitoram a fisiologia do corpo no espaço, mas são usados também como uma ferramenta de rastreamento do comportamento do público diante de um site.

Coronário apropria-se do vocabulário visual do coronavírus para fazer um exercício crítico de “vigilância ao vivo”. Com isso, dá ao público a oportunidade de ver um procedimento corriqueiro de monitoramento de seus modos de acessar a Internet, geralmente invisível e ignorado. Ao mesmo tempo, o projeto discute o capital simbólico da atenção e o seu papel estruturante na economia do olhar que rege o mundo digital.

Acesse: https://coronario.ims.com.br

Translate »